Tubarão Mako ou Tubarão Anequim (Isurus oxyrinchus)


Tubarão Mako ou Tubarão Anequim  (Isurus oxyrinchus)

Tubarão Mako ou Tubarão AnequimCaracterísticas: O Tubarão Mako, também conhecido como anequim, pode atingir 4m de comprimento e 600 Kg de peso. É o tubarão mais rápido dentre as espécies de tubarão, chegando a 88 km/h e dentre os peixes só é menos rápido que o atum. Corpo delgado, fusiforme e perfil hidrodinâmico. Focinho grande, pontiagudo e cônico. Olhos pretos e grandes. Boca estreita e parabólica. Dentes grandes, delgados e pontiagudos. Nadadeiras peitorais apresentam ápices estreitos, a primeira nadadeira dorsal grande e a segunda dorsal e anal, minúsculas. A superfície dorsal e os flancos são de cor azul acizentada metálica e o focinho branco e superfície ventral branca. É considerado perigoso para a espécie humana.

Habitat: águas oceânicas e costeiras até 150 m de profundidade.

Ocorrência: todo o litoral brasileliro.

Hábitos: muito ativo, freqüentemente observado realizando saltos fora d'água e empreendendo corridas velozes quando persegue suas presas.

Alimentação: pequenos e grandes peixes, inclusive tubarões, moluscos.

Reprodução: ovovivíparos, gerando de 8 a 16 filhotes, com aproxidamente 70 cm de comprimento cada. O macho chega a maturidade sexual com 2 m e 100 kg e a femea com 2,8 m e 200 kg.

Predadores naturais: tubarões maiores se alimentam dos filhotes de mako.

Ameaças: pesca predatória, poluição e destruição do habitat.

Tubarão Anequim

Tubarão-mako (Isurus oxyrinchus)

O Tubarão-mako ou tubarão-mako-cavala é um tubarão encontrado em mares tropicais e temperados, usualmente a temperaturas acima de 16ºC. Pertence a família Lamnidae.

Pode chegar até 4,3 metros de comprimento e possui uma cor azul metálica. É considerado o tubarão mais rápido, sendo um excelente nadador e podendo chegar aos 88 km/h, ultrapassado em velocidade apenas pelo atum. Consegue manter a sua temperatura superior à do meio.

Alimenta-se de peixes de alto-mar e de outros tubarões. Não foram registrados ainda casos de ataques a humanos, embora sua periculosidade seja questionável.

Tubarão Mako ou Tubarão Anequim  (Isurus oxyrinchus)Isurus oxyrinchus

Ordem: Lamniformes

O tubarão-anequim, também conhecido como tubarão-mako, é famoso por sua velocidade impressionante, que pode chegar a 60 quilômetros por hora. Altamente valorizado por pescadores esportivos, os anequins são famosos pela habilidade em dar saltos, chegando a pular dentro dos barcos e ferir os pescadores quando são arpoados.

Como nadam muito rápido, os tubarões-anequins são capazes de perseguir peixes velozes demais para outros predadores, como o atum e o peixe-espada, além de outros tubarões. Costumam se meter em apuros por gostar tanto de peixes com presas grandes - muitos anequins capturados exibiam ferimentos inflingidos por peixes-espada. Devido à sua força e agressividade, são considerados perigosos para o homem e vários ataques fatais já foram relatados.

Tubarão Mako ou Tubarão AnequimTamanho máximo: 3,8 metros / 570kg.

Distribuição: Águas temperadas em todo o mundo, especialmente perto da costa, mas também ocorre em águas profundas tropicais.

Dieta: Peixes, especialmente espécies oceânicas, como o atum, o agulhão e o peixe-espada, além de outros tubarões.

Reprodução: São ovovivíparos e geram entre cinco e dez filhotes. Os filhotes mais fortes são conhecidos por devorar seus irmãos menos desenvolvidos dentro do útero da mãe.

www.megatimes.com.br