PÁSSARO ARAPAÇU - ESPÉCIES DE ARAPAÇUS DO BRASIL

Arapaçu da TaocaArapaçu da Taoca (Dendrocincla merula)

Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Dendrocincla merula
Comprimento: 20 cm.

Presente em toda a Amazônia brasileira e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Habita o sub-bosque de florestas úmidas de terra firme, onde pode variar de raro a comum. Seu comportamento é semelhante ao do arapaçu-liso, porém é ainda mais dependente de formigas-de-correição para conseguir suas presas, permanecendo mais baixo e mais próximo destas. Geralmente não é encontrado mais de um par ou grupo familiar junto às formigas.
Arapaçu de Spix

Arapaçu de Spix (Xiphorhynchus spixii)

Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Xiphorhynchus spixii
Comprimento: 21 cm.

Presente na Amazônia brasileira ao sul do Rio Amazonas, estendendo-se ao sul até o Mato Grosso e a leste até o Maranhão. Encontrado também na Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Habita o sub-bosque e o estrato médio de florestas de várzea e de terra firme, raramente atingindo as bordas. Vive solitário ou aos pares, procurando insetos em fendas ou na vegetação de cipós. Frequentemente acompanha bandos mistos de aves, e apenas eventualmente formigas-de-correição.
Arapaçu de Bico Curvo

Arapaçu de Bico Curvo (Campylorhamphus procurvoides)


Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Campylorhamphus procurvoides
Comprimento: 22,5 a 24 cm.

Presente em quase toda a Amazônia brasileira, tendo como limite leste o Rio Tocantins. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru. Habita o sub-bosque e o estrato médio de florestas úmidas de terra firme. Espécie rara. Apesar de seu longo bico curvo, alimenta-se como os demais arapaçus, escalando troncos e galhos horizontais em busca de insetos e outros pequenos invertebrados, procurando-os em fendas, sob a casca das árvores ou em plantas epífitas, como bromélias. Vive solitário ou aos pares, frequentemente acompanhando bandos mistos e buscando presas em todos os níveis da floresta.
Arapaçu de Listras Brancas

Arapaçu de Listras Brancas (Lepidocolaptes albolineatus)


Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Lepidocolaptes albolineatus
Comprimento: 19 cm.

Presente em toda a Amazônia brasileira e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Habita o estrato médio e as proximidades da copa de florestas úmidas de terra firme, onde é incomum. Difícil de ser observado, pelo fato de permanecer bastante alto. Vive afastado de membros de sua espécie, juntando-se com frequência a outras espécies em bandos mistos de copa.
Arapaçu Risacado

Arapaçu Risacado (Xiphorhynchus obsoletus)


Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Xiphorhynchus obsoletus
Comprimento: 20 cm.

Presente em toda a Amazônia brasileira e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É incomum. Habita o sub-bosque e o estrato médio de florestas de várzea e florestas de galeria, tanto no interior como nas bordas, frequentemente às margens de lagos e igarapés. Vive solitário ou aos pares, acompanhando regularmente bandos mistos, geralmente no sub-bosque e no estrato médio. Escala troncos e ramos horizontais em busca de insetos e outros invertebrados pequenos.

Arapaçu de Garganta Amarela (Xiphorhynchus guttatus)

Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Xiphorhynchus guttatus
Comprimento: 27 cm.

Presente em duas regiões distintas: 1) em ampla área contínua abrangendo toda a Amazônia e os estados do Piauí e Ceará, estendendo-se em direção sul até o Mato Grosso do Sul e Goiás; 2) na região da Mata Atlântica compreendida entre a Paraíba e o Rio de Janeiro. Encontrado também nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É comum no interior e nas bordas de florestas úmidas de terra firme e de várzea, capoeiras arbóreas e florestas de galeria. Vive solitário ou aos pares, alimentando-se de presas obtidas nos troncos ou galhos de árvores, os quais escala com habilidade. Junta-se a bandos mistos de aves insetívoras com frequência, porém apenas eventualmente segue formigas-de-correição. Faz ninho em buracos de árvores, onde põe 2 ovos. Conhecido também como pica-pau-vermelho e arapaçu-de-garganta-camurça.
Arapaçu de Bico Branco

Arapaçu de Bico Branco (Xiphorhynchus picus)


Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Xiphorhynchus picus
Comprimento: 21 cm.

Presente em toda a Amazônia brasileira, na Região Nordeste, e ainda nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, e Espírito Santo. Encontrado também no Panamá e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Bastante comum em uma série de hábitats, tais como florestas de várzea, igapós (florestas inundadas), buritizais, bordas de florestas e capoeiras jovens. Vive solitário ou aos pares, acompanhando regularmente bandos mistos de aves insetívoras, geralmente no sub-bosque e no estrato médio. Escala troncos e ramos horizontais em busca de insetos e outros invertebrados pequenos. Faz ninho em cavidades de árvores, onde põe de 2 a 3 ovos. Conhecido também como arapaçu-de-bico-reto.

Arapaçu Barrado Arapaçu Barrado (Dendrocolaptes certhia)

Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Dendrocolaptes certhia
Comprimento: 28 cm.

Presente em toda a Amazônia brasileira e nos estados de Pernambuco e Alagoas. Encontrado também do México ao Panamá e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Varia de incomum a localmente comum no sub-bosque e no estrato médio de florestas úmidas de terra firme e de várzea, capoeiras maduras e bordas de florestas. Obtém grande parte de seu alimento junto às formigas-de-correição, capturando insetos que tentam fugir voando, ou outras pequenas presas no chão. Geralmente não são encontrados mais de 1 ou 2 indivíduos junto às formigas. Eventualmente segue também bandos mistos ou é encontrado solitário.
Arapaçu de Bico Vermelho

Arapaçu de Bico Vermelho (Hylexetastes perrotii)


Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Hylexetastes perrotii
Comprimento: 29 cm.

Presente na Amazônia brasileira ao norte do Rio Amazonas, do Amapá às proximidades de Manaus e em direção norte até o Estado de Roraima. Encontrado também nas Guianas e Venezuela. Habita florestas úmidas de terra firme, onde é raro. Vive solitário ou aos pares, buscando insetos desde os estratos mais baixos até a copa. Participa de bandos mistos, ocasião em que costuma permanecer bastante alto, sendo difícil observá-lo. Segue formigas-de-correição, indo até o chão para capturar presas afugentadas. É uma espécie dominante em relação a praticamente todos os demais pássaros que seguem formigas-de-correição, o que lhe permite conseguir os melhores locais de alimentação.

Arapaçu de Bico CunhaArapaçu de Bico Cunha (Glyphorynchus spirurus)

Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Glyphorynchus spirurus
Comprimento: 15 cm.

Presente ao longo de toda a Amazônia brasileira e numa região limitada da Mata Atlântica, a qual se estende do sudeste da Bahia ao norte do Espírito Santo. Encontrado também do México ao Panamá e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É bastante comum no sub-bosque de florestas úmidas de terra firme e de várzea, capoeiras, clareiras e campos com árvores adjacentes. Embora seja pouco observado, é uma das espécies mais frequentes em muitas regiões florestais da Amazônia. Vive solitário, podendo entretanto ser encontrado com frequência em bandos mistos. Captura insetos principalmente nos troncos das árvores, os quais escala com habilidade, raramente buscando-os em ramos laterais. É bastante agitado, não tendo o hábito de permanecer parado em um mesmo local por períodos muito longos. Faz ninho em cavidades de árvores ou tocos a pouca altura. Põe 2 ovos. Conhecido como ra-pau-i por indígenas do Mato Grosso, nome dado também a outras espécies da família Dendrocolaptidae.

Arapaçu de Garganta PintadaArapaçu de Garganta Pintada (Deconychura stictolaema)

Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Deconychura stictolaema
Comprimento: 17,5 cm.

Presente na maior parte da Amazônia brasileira e também em áreas limitadas da Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru. Habita o sub-bosque de florestas úmidas de terra firme, sendo geralmente raro. Seu comportamento é semelhante ao do arapaçu-rabudo. É de difícil observação. Junta-se com frequência a bandos mistos de aves insetívoras, porém tende a alimentar-se em estratos mais baixos.
Arapaçu Rabudo

Arapaçu Rabudo (Deconychura longicauda)


Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Deconychura longicauda
Comprimento: 19 a 21,5 cm.

Presente ao longo de toda a Amazônia brasileira, bem como de Honduras ao Panamá e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É raro ou incomum. Habita o sub-bosque e o estrato médio de florestas úmidas de terra firme. Vive normalmente sozinho ou em pares, sendo difícil de ser observado. Obtém suas presas vasculhando diretamente troncos e ramos horizontais. Não costuma ser atraído por formigas-de-correição. Acompanha regularmente bandos mistos. Faz ninho em cavidades de troncos, a cerca de 9 m de altura. Põe 3 ovos.

Arapaçu PardoArapaçu Pardo (Dendrocincla fuliginosa)

Família: Dendrocolaptidae
Espécie: Dendrocincla fuliginosa
Comprimento: 19,5 a 21,5 cm.

Presente em toda a Amazônia brasileira e nos estados de Pernambuco e Alagoas. Encontrado também de Honduras ao Panamá e nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É comum no sub-bosque de florestas úmidas de terra firme e de várzea, e nas capoeiras arbóreas adjacentes. Vive frequentemente junto a formigas-de-correição, reunindo-se desde alguns indivíduos até grupos de uma dúzia, podendo ser encontrado também solitário ou participando de bandos mistos. Pousa geralmente em ramos verticais, capturando insetos afugentados pelas formigas, quando chega a pousar no chão por alguns instantes. Como todas as outras espécies de arapaçu, utiliza a cauda para se apoiar e escalar os troncos e galhos de árvores. Faz ninho em cavidades de árvores ou troncos ocos, de 1 a 10 m de altura. Põe 2 ovos. Conhecido também como arapaçu-liso.


Postagem Anterior Próxima Postagem