PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA GALBULIDAE

Ariramba, Bico-de-Agulha e Cuitelão, Pássaros da Família Galbulidae

Ariramba Grande da Mata Virgem (Jacamerops aurea)
Ariramba Grande da Mata Virgem (Jacamerops aurea)

Ariramba Grande da Mata Virgem (Jacamerops aurea)

Família: Galbulidae
Espécie: Jacamerops aurea
Comprimento: 29,5 cm
Peso: 70 g.
A Ariramba Grande da Mata Virgem embora não seja a mais comprida é a mais robusta das arirambas-da-mata, pesando mais que o dobro da espécie anterior. Presente em toda a Amazônia brasileira e também da Costa Rica à Bolívia. É incomum. Habita o interior e as bordas sombreadas de florestas altas de terra firme, geralmente à beira de igarapés. Vive solitária ou aos pares, à altura do estrato médio, raramente juntando-se a bandos mistos. Menos ativa que as outras espécies da família, costuma passar longos períodos imóvel, até o momento em que resolve apanhar algum inseto junto à folhagem, quando voa com agilidade e estala o bico. Assim, dificilmente é observada. O macho apresenta a garganta branca, a qual é ferrugínea na fêmea. Conhecida também como uirá-piana e jacamaraçu.
Ariramba da Copa (Galbula dea)
Ariramba da Copa (Galbula dea)

Ariramba da Copa (Galbula dea)

Família: Galbulidae
Espécie: Galbula dea
Comprimento: 31 cm
Peso: 32 g.

Sua cauda é extremamente longa, chegando a constituir metade do comprimento total. Presente em toda a Amazônia brasileira. Encontrada também das Guianas à Colômbia e Bolívia. Comum na copa de florestas altas de terra firme e de galeria, tanto no interior como nas bordas. Como pousa alto (em ramos horizontais finos e sem folhas), passa facilmente desapercebida até o momento em que canta. Vive solitária, aos pares ou em grupos de 3 indivíduos. Executa ágeis vôos curtos, atrás de insetos, retornando em seguida para o mesmo poleiro. Participa com freqüência de bandos mistos da copa. Faz ninho em buracos escavados em cupinzeiros no alto das árvores. Conhecida também como upianá, uirá-piana, ariramba-da-mata-virgem e ariramba-do-paraíso.

Ariramba da Mata (Galbula cyanicollis)
Ariramba da Mata (Galbula cyanicollis)

Ariramba da Mata (Galbula cyanicollis

Família: Galbulidae
Espécie: Galbula cyanicollis 
Comprimento: 19 cm.

A Ariramba da Mata (Galbula cyanicollis) está presente na Amazônia brasileira, ao sul do Rio Amazonas, e também no Peru e na Bolívia. Comum no interior de florestas altas, igapés e florestas de várzea. Vive solitária, aos pares ou em pequenos grupos familiares. Pousa em ramos horizontais bastante expostos, à altura do sub-bosque. Examina os arredores com atenção, voando repentinamente para capturar insetos, voltando a empoleirar-se no mesmo local. Junta-se a bandos mistos de insetívoros com certa frequência. Faz ninho entre 1 e 2 m de altura, podendo localizar-se também em cupinzeiros. Põe 2 ovos brancos e lustrosos. O macho possui as partes inferiores castanhas, as quais são ferrugêneas na fêmea. Conhecida também como ariramba-de-bochecha-azul e beija-flor-grande.
Bico-de-Agulha-de-Rabo-Vermelho (Galbula ruficauda)

Bico-de-Agulha-de-Rabo-Vermelho (Galbula ruficauda)


Família: Galbulidae
Espécie: Galbula ruficauda
Comprimento: 22 cm
Peso: 23 g.

O Bico-de-Agulha-de-Rabo-Vermelho (Galbula ruficauda) está presente da Amazônia até o Paraná. Encontrado também do México à Bolívia e Argentina. Comum em bordas de florestas úmidas (e no interior, próximo a clareiras, capoeiras, margens de rios e brejos) e em matas ralas e secas. Vive normalmente aos pares, pousado em arbustos, de onde voa para apanhar insetos, como borboletas e abelhas. Faz ninho em buracos escavados em barrancos ou em cupinzeiros nas árvores. Põe de 2 a 4 ovos pontilhados de marrom. Conhecido também como beija-flor-grande, ariramba-da-mata-virgem, beija-flor-d'água, jacamarici, bico-de-sovela, sovelão (Minas Gerais), ariramba-de-rabo-vermelho e ariramba-de-cauda-ruiva.

Cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla)


Cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla)


Família: Galbulidae
Espécie: Jacamaralcyon tridactyla
Situação: Ameaçado de extinção
Comprimento: 18 cm.

O Cuitelão (Jacamaralcyon tridactyla) é encontrado exclusivamente no Brasil, do Espírito Santo e Minas Gerais até o Paraná. Habita margens de rios (com arbustos) e capoeiras isoladas em locais acidentados. Vive em pequenos grupos. Escava seus ninhos em barrancos argilosos ou arenosos, geralmente dentro da mata e ao lado de um caminho estreito ou de um córrego. Às vezes utiliza-se de troncos podres. Possui apenas 3 dedos, contra quatro da maioria das espécies de aves, o que lhe conferiu o nome científico (tridactyla significa três dedos). Está ameaçado de extinção devido à destruição de seus hábitats. Conhecido também como violeiro (Minas Gerais) e cavadeira.



www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem