Jaguatirica ou Gato do Mato (Leopardus tigrinus)

Tags


Jaguatirica ou Gato do Mato (Leopardus tigrinus)

Jaguatirica ou Gato do Mato (Leopardus tigrinus)

Jaguatirica ou Gato do Mato (Leopardus tigrinus)Características: do tamanho do gato doméstico é a menor espécie de gato do mato, também conhecido como gato do mato pequeno. A pelagem é pintada à maneira de onça. Esbelto, possui cabeça pequena, com focinho afilado. Nas partes superiores do corpo, apresenta manchas e ocelos pretos, de pequeno tamanho, nos flancos estas manchas são maiores, nas pernas não chegam a formar bandas transversais bem distintas. É possível notar-se traços escuros, mas estes são interrompidos. Pode viver até 13 anos. Medem até 65 cm de comprimento mais a cauda com 33 cm. Pesam até 3 Kg. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas.

Habitat: florestas.

Ocorrência: América Central e América do Sul.

Hábitos: noturnos e solitários. O gato-do-mato é, de certa forma inofensivo ao homem, mas a exemplo até mesmo do gato doméstico, ele vira uma fera quando encurralado. Aí é preciso tomar muito cuidado senão ele arranha e morde.

Alimentação: carnívoro. Silencioso quando caça, ele vai atrás de aves pelos galhos finos das árvores ou então fica escondido imóvel no chão, esperando a aproximação da presa, e em um pulo certeiro, faz sua vítima.

Reprodução: gestação de 73 a 77 dias, com crias de até 2 filhotes. Tornam-se sexualmente maduros após 2 anos de idade.

Ameaças: espécie em extinção pela destruição do habitat prejudica a perpetuação da espécie, como também a caça indiscriminada para o tráfico de animais silvestres.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org