Ligre (Felino Híbrido de Leão+Tigresa)

Ligre (Felino Híbrido de Leão+Tigresa)

Ligre (Felino Híbrido de Leão+Tigresa)

O ligre (liger em inglês) é um híbrido entre um leão macho (Panthera leo) e uma tigresa (Panthera tigris). Os machos são híbridos estéreis.

Os machos deste animal são híbridos estéreis, pois o número de cromossomos do leão e do tigre são pares, mas diferentes, assim o ligre tem um número ímpar de cromossomos graças ao processo da meiose que ocorre na formação dos gametas femininos e masculinos (óvulos e espermatozoides, respectivamente), podem se acasalar com outro animal com características parecidas, como o próprio tigre ou leão puros, mas seus filhotes podem ter a saúde delicada.

O aspecto do ligre é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, atualmente, o maior felino do mundo, possuindo entre 3,5 e 4 m de comprimento. Com apenas três anos pode vir a pesar meia tonelada.

Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionam a produção dos hormônios inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto o ligre não recebem esses genes.

O cruzamento entre leões e tigres, que resulta no ligre, só ocorre por ação do homem. Além dos habitats de ambas as espécies serem muito diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento. Na atualidade esses animais só coexistem na natureza no bosque de Gir, na Índia. Antigamente porém, leões e tigres coexistiram na Mesopotâmia, Cáucaso, Pérsia, Afeganistão e em grande parte do subcontinente indiano.

Onça Pintada  - Onça Parda ou Suçurana  - Lince Vermelho   - Lince Ibérico   - Lince Euroasiático - Lince do Canadá  - Leopardo Nebuloso de Bornéu  - Leopardo Nebuloso  - Leopardo  das Neves   - Leopardo  - Leão  - Jaguatirica  - Guepardo  - Gato Selvagem
Postagem Anterior Próxima Postagem