Onça-Pintada (Panthera onca)


Onça-Pintada (Panthera onca)

Onça-Pintada (Panthera onca)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Panthera
Espécie: P. onca
Nome binomial: Panthera onca
Linnaeus, 1758

Onça-Pintada (Panthera onca)Características: A Onça-Pintada (Panthera onca)também conhecida como onça pintada, é o único grande felino encontrado nas Américas. Mede da cabeça a ponta da cauda cerca de 2,70 m e pode pesar até 160 Kg, é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, só perdendo para o Tigre e o Leão. A pelagem é amarelo-ruiva, com 5 séries de rosetas pretas nos lados (estas rosetas são equivalentes a nossas digitais, ou seja, exclusivas para cada indivíduo). Em parte, essas rosetas têm no centro uma pequena mancha preta, outras sendo irregulares, sando nas extremidades e, principalmente, na face, são substituídas por manchas de vários tamanhos. A cauda tem anéis pretos e a ponta também é preta. Possui mandíbulas fortes e são os únicos felinos que matam suas presas perfurando o crânio com os caninos, podendo até rachar cascos de tartaruga. Existe uma variação melanínica de onça que é conhecida como onça preta e em tupi-guarani recebe o nome de jaraguá-pichuna. Como o nome já diz, ela tem o corpo todo preto, resultado da grande concentração do pigmento melanina na péle, mas mantêm as mesmas pintas em seu pêlo. Porém não é outra espécie. Pela sua raridade, a onça-preta é um animal que desperta grande procura por parte dos zoológicos de todo mundo. Durante muito tempo quiseram alguns zólogos classificar esse animal como uma nova espécie. Um grave erro, visto que a onça-preta pode nascer no meio de uma ninhada de "pintadas", bem como de um cruzamento de onças-pretas pode nascer uma onça-pintada. Pode viver até 22 anos.

Habitat: campos e florestas.

Ocorrência: América do Norte (Arizona, Texas e Novo México) e America do Sul até a Patagônia.

Hábitos: a onça é um animal solitário e os casais se encontram apenas na época do cruzamento. Se sai muito bem na água, onde pesca e caça até jacarés. Trepa em árvores com a mesma facilidade com que atravessa os maiores rios. Excelente saltadora, tanto em altura quanto em distância. Prefere caçar ao crepúsculo, carregando a caça para algum esconderijo. É um animal territorial. Necessita ocupar um território de 10 a 40 km², variando de acordo com a disponibilidade de alimento e com cada ecossistema.

Alimentação: carnívoro, compreendendo mamíferos, aves, répteis e peixes, tendo certa preferência por capivaras e jacarés. A cada sete tentativas a onça consegue capturar uma presa. A onça preda 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar.

Reprodução: atinge a m aturidade sexual aos 3 anos e a gestação dura de 90 a 105 dias, nascendo 1 a 3 oncinhas, que mamam durante dois meses e acompanham a mãe até o final do primeiro ano de vida, enquanto estão aprendendo a caçar, subir em árvores, nadar e enfrentar inimigos ou presas.

Ameaças: espécie ameaçada de extinção pela caça indiscriminada, principalmente pela procura de sua pele e destruição de seu habitat.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem