Gato-Chileno (Leopardus guigna)

Gato-Chileno (Leopardus guigna)

Gato-Chileno (Leopardus guigna)O gato-chileno, conhecido também como Kodkod, Codcod, Guiña, é o menor felino das Américas. Ele é encontrado somente na região central e sul do Chile e partes adjacentes do sudoeste da Argentina. Ele está fortemente associado com florestas temperadas mistas. Pouco se sabe sobre esta espécie, porque é extremamente raro e muito esquivo.

O gato-chileno tem uma cabeça pequena, pés grandes, e uma cauda grossa. Um adulto pesa de 2 a 2,5 kg, mede cerca de 37-51 cm de comprimento e uma pequena cauda de 20-25 cm.

A pelagem tem uma coloração base variando de marrom-amarelado ao cinza-marrom. O corpo é decorado com manchas escuras, com um lado claro e uma cauda anelada. As orelhas são pretas com uma mancha branca, enquanto que as manchas escuras sobre os ombros e pescoço quase se fundem para formar uma série de faixas pontilhadas. Gatos-chilenos melanísticos com pelagem negra malhada são bastante comuns.

O gato-chileno vive em florestas temperadas, especialmente perto da água. Sua característica mais incomum é que ele faz ninhos em moitas de bambu.

As principais presas do gato-chileno são pequenos roedores, aves e insetos. Tem sido relatado a invadir galinheiros. Os gatos-chilenos são ativos durante o dia e durante a noite, embora se aventurem somente em terreno aberto, coberto pela escuridão. Apesar de obter suas presas apenas no chão, eles também são hábeis escaladores de árvores, e podem descansar nos galhos durante o dia.

Os machos têm territórios exclusivos de 1-2,5 km², enquanto as fêmeas ocupam intervalos menores de apenas 0,5-0,7 km².

O período de gestação dura cerca de 72-78 dias. O tamanho médio da ninhada é de 1-3 filhotes. Esta espécie pode viver até 11 anos.

Existem duas subespécies conhecidas deste felino:

    Leopardus guigna guigna - sul do Chile e Argentina
    Leopardus guigna tigrillo - Chile Central

O gato-chileno antigamente era considerado um membro do gênero Oncifelis, que consistia de três espécies de pequenos felinos nativos da América do Sul. Todas estas espécies foram movidas para o gênero Leopardus. Junto com o gato-chileno, os ex-membros do Oncifelis eram o gato-palheiro (colocolo) e gato-do-mato-grande (gato-de-geoffroy).

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem