Peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)

Peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)
Peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)Características: O Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) é um peixe de couro com coloração acinzentada com diversas pintas pretas cilíndricas pelo corpo. Apresenta longos barbilhões e o seu ventre tem uma coloração esbranquiçada. É apreciado por sua carne muito saborosa. Pode alcançar pesos próximos de 80 kg e quase 2 m de comprimento. Apresenta ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal. Cabeça grande e achatada que chega a ter uma dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo. Corpo alongado e roliço.

Habitat: calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos.

Ocorrência: em várias bacias brasileiras com maior importância no Pantanal e na bacia do Rio São Francisco (estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul).

Hábitos: noturnos. Realiza migrações de desova.

Alimentação: carnívoro , alimentando-se principalmente da tuvira, minhocuçu e pequenos peixes. Pode ser utilizado no controle de população de tilápias em açudes e tanques.

Peixe Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)

Reprodução: já se consegue a reprodução em laboratório, o que permite o desenvolvimento da espécie em piscicultura.

Ameaças: vem sendo muito utilizado como peixe ornamental para aquários de água doce, despertando o interesse dos aquariofilistas e o tráfico desses animais. A poluição, destruição do habitat e a pesca predatória também são grandes ameaças.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem