Pica-Pau, Pássaros da Família Picidae


Pica-Pau, Pássaros da Família Picidae

Pica-Pau Chocolate Pica-Pau Chocolate (Celeus elegans)

Família: Picidae
Espécie: Celeus elegans
Comprimento: 27 cm.

O Pica-Pau Chocolate (Celeus elegans) está presente na Amazônia brasileira e também nos demais países amazônicos. Comum no interior e nas bordas de florestas úmidas de terra firme e em florestas de galeria. Vive solitário, aos pares ou, às vezes, em grupos espalhados, normalmente no estrato médio. Acompanha bandos mistos de aves com regularidade. Escala troncos e galhos maiores, buscando insetos na superfície da casca e "martelando", com o bico, cupinzeiros no alto das árvores. Ocasionalmente alimenta-se de frutos. Faz ninho em buracos no tronco de árvores mortas. Põe 3 ovos. Como em diversas outras espécies de pica-paus maiores, o macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico.

Pica-Pau de PenachoPica-Pau de Penacho (Campephilus rubricollis)

Família: Picidae
Espécie: Campephilus rubricollis
Comprimento: 33 cm.

O Pica-Pau de Penacho (Campephilus rubricollis) está  presente em toda a Amazônia brasileira e também nos demais países amazônicos. Comum no interior e nas bordas de florestas de terra firme, florestas de galeria e capoeiras arbóreas. Vive normalmente aos pares, em alturas variáveis, desde o sub-bosque até as proximidades da copa. Apresenta comportamento semelhante ao do pica-pau-de-topete-vermelho. Faz ninho cavando buracos ovais no tronco de árvores mortas, geralmente no alto. O macho possui a cabeça inteiramente vermelha; a fêmea apresenta uma faixa branca com margens pretas entre o olho e a base do bico. Conhecido também como pica-pau-de-barriga-vermelha e uari (nome indígena - Mato Grosso).

Pica-Pau de Topete VermelhoPica-Pau de Topete Vermelho (Campephilus melanoleucos)

Família: Picidae
Espécie: Campephilus melanoleucos
Comprimento: 31 cm.

O Pica-Pau de Topete Vermelho (Campephilus melanoleucos) está presente na Amazônia, Região Nordeste, Centro-oeste e para o sul até o Paraná. Encontrado também do Panamá à Argentina. Comum em florestas ralas de regiões campestres, capoeiras, palmais e florestas de galeria e de várzea. Vive aos pares ou em grupos de até 5 indivíduos, arrancando a casca de grandes árvores mortas em busca de larvas de insetos. Também come frutos. Faz ninho em buracos altos nos troncos. Põe 2 ovos. O macho possui a cabeça vermelha, com uma pequena mancha branca na base do bico; a fêmea apresenta o alto e a região anterior da cabeça pretos e uma larga listra branca entre o olho e a base do bico. Conhecido também como pica-pau-de-garganta-preta.
Pica-Pau de Topete VermelhoCaracterísticas: mede 31 cm de comprimento. Tem a barriga barrada e um "V" branco nas costas, garganta negra, pescoço anterior e peito igualmente negros uniforme. Cabeça e topete vermelhos.

Habitat: mata rala de regiões campestres, florestas de galeria, palmais.

Ocorrência: do Panamá à Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil, centro meridional até o Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.

Hábitos: vivem solitários. O vôo obedece a um curso ondulado, alternam uma série de batidas rápidas com um fechar de asas ganhando e perdendo, respectivamente altura. Dormem sempre em ocos, onde também se abrigam da chuva pesada. Recolhem-se cedo para dormir e começam tarde as suas atividades. São agressivos.

Alimentação: larvas de insetos, sobretudo de besouros, batem sobre a casca da árvore tentando localizar um soar oco. Quando encontra um ponto, começa a martelar perfurando a casca, explora a cavidade com a língua pegajosa de ponta afilada, provida de corpúsculos táteis, que serve para espetar a presa. Também faz parte da sua alimentação formigas, seus ovos, larvas e cupins. Gosta de frutas como o mamão e a laranja.

Reprodução: produz um forte zunido com as asas quando, em vôo, o casal se encontra. O casal elabora uma cavidade na madeira, procuram sobretudo árvores mortas, as que resistem às queimadas, gostam de trabalhar em palmeiras e imbaúbas, preferem cavar na face que se inclina para o solo, o que facilita a proteção contra a chuva e a defesa da entrada. A entrada do ninho corresponde exatamente ao tamanho do seu corpo, excluindo a entrada de mamíferos e aves. Põe de 2 a 4 ovos brancos, puros e brilhantes, o fundo da câmara é coberto uma fina camada de serragem. Ambos os sexos revezam-se choco.

Ameaças: a destruição da mata primária priva-os muito. O reflorestamento com eucaliptos e Pinus não favorece a existência dos pica-paus, o mesmo acontecendo com as capoeiras nativas, nas quais faltam árvores maiores e mais velhas para a instalação de seus ninhos para nidificarem. Os pica-paus são bastante sensíveis aos inseticidas. A existência de pica-paus pode até servir como indicador de que a respectiva biocenose (associação dos seres vivos em certa área, especialmente a alimentar) continua intacta. Muitas aves não conseguem cavar tocas e/ou buracos, aproveitando-se assim das moradias dos pica-paus. Os grandes benificiados são: periquitos, araçaris, pequenos mamíferos como os sagüis, mico-leões; répteis e anfíbios. São muito úteis ao homem, pois destroem grande quantidade de insetos e suas larvas que são nocivas à madeira.

Pica-Pau de Asa VermelhaPica-Pau de Asa Vermelha (Veniliornis affinis)

Família: Picidae
Espécie: Veniliornis affinis
Comprimento: 16,5 cm.

O Pica-Pau de Asa Vermelha (Veniliornis affinis) está presente na Amazônia brasileira e de Pernambuco ao norte do Espírito Santo. Encontrado também do norte da América do sul à Bolívia. Habita florestas altas de terra firme e de várzea, tanto no interior como em suas bordas. Vive solitário ou eventualmente aos pares, desde o estrato médio até a copa. O macho apresenta o alto da cabeça vermelho com manchas pretas, o qual é marrom-acinzentado na fêmea. Conhecido também como ipecui (nome indígena - Mato Grosso) e pica-pauzinho-avermelhado.

Pica-Pau BrancoPica-Pau Branco (Melanerpes candidus)

Família: Picidae
Espécie: Melanerpes candidus
Comprimento: 28,5 cm.

O Pica-Pau Branco (Melanerpes candidus) está  presente em campos da foz do Rio Amazonas e na região de Óbidos, estendendo-se para as regiões campestres de todo o Brasil. Encontrado também no Suriname, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Comum em campos com árvores esparsas, pastagens, cerrados, palmais e pomares. Vive em pequenos bandos, procurando insetos e, eventualmente, frutos, junto à vegetação arbórea. Realiza vôos de exibição durante o período reprodutivo. Conhecido também como cri-cri e Birro.


Pica-Pau BrancoCaracterísticas: espécie grande. Cor branca em geral do peito, abdômem e cabeça contrasta com as penas pretas da cauda, do dorso e das asas, as quais possuem faixas brancas. Possui uma linha preta ao lado do pescoço. A área ao redor dos olhos é amarelada.

Habitat: bordas de matas, campos, cerrados e pomares.

Ocorrência: da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Hábitos: vive em pequenos bandos.

Alimentação: insetos, frutos e sementes.

Ameaças: destruição do habitat.

Pica-Pau de Barriga VermelhaPica-Pau de Barriga Vermelha (Melanerpes cruentatus)

Família: Picidae
Espécie: Melanerpes cruentatus
Comprimento: 20 cm.

O Pica-Pau de Barriga Vermelha (Melanerpes cruentatus) está presente em toda a Amazônia brasileira e nos demais países amazônicos. Comum em bordas de florestas altas e clareiras com árvores esparsas, à altura da copa. Bastante sociável, vive geralmente aos pares ou em grupos de 3 a 5 indivíduos, número que pode chegar a 12 ou mais. Raramente é visto solitário. Escala troncos de árvores mortas, alimentando-se de insetos capturados no ar, ou de frutos. Vários casais fazem ninhos próximos uns aos outros, em buracos de árvores mortas, ajudando-se mutuamente nos cuidados dos filhotes. O macho possui o alto da cabeça vermelho, o qual é preto na fêmea. Conhecido também como benedito-de-testa-vermelha.

Pica-Pau de Banda-Branca ou Topete Vermelho Pica-Pau de Banda-Branca ou Topete Vermelho (Dryocopus lineatus)

Família: Picidae
Espécie: Dryocopus lineatus
Comprimento: 33 cm.

O Pica-Pau de Banda-Branca ou Topete Vermelho (Dryocopus lineatus) é uma das maiores e mais comuns espécies de pica-pau. Presente em todo o Brasil e também do México à Bolívia, Paraguai e Argentina. Habita o interior e as bordas de florestas altas, capoeiras, cerrados, campos e plantações com árvores esparsas. Vive solitário ou aos pares, arrancando a casca e "martelando" troncos e galhos maiores em busca de insetos, tanto em árvores vivas como mortas. Faz ninho escavando buracos em árvores mortas, à alturas variáveis entre 2 e 30 m ou mais. O macho apresenta a região anterior da cabeça e uma faixa próxima ao bico de cor vermelha; a fêmea possui a região anterior da cabeça preta e não tem a faixa vermelha.

Pica-Pau de Banda-Branca ou Topete Vermelho Características: mede 35 cm de comprimento. Cabeça negra com topete vermelho e mancha vermelha na base do bico que é amarelado. Dorso negro com faixa branca destacando-se na lateral do pescoço e na parte superior. Peito negro e barriga carijó.

Habitat: matas e cerrados.
Ocorrência: da Amazônia ao oeste de São Paulo.
Alimentação: insetívoro.
Ameaças: destruição do habitat e poluição por agrotóxicos.

Pica-Pau AmareloPica-Pau-Amarelo (Celeus flavus)

Família: Picidae
Espécie: Celeus flavus
Comprimento: 25 cm.

O Pica-Pau-Amarelo (Celeus flavus) está presente em toda a Amazônia brasileira e de Alagoas ao Espírito Santo, sendo encontrado também nos demais países amazônicos. Habita florestas ralas, plantações de cacau, florestas de várzea, capoeiras e florestas em áreas pantanosas. Vive solitário, aos pares ou em grupos de 3 ou 4, principalmente à altura do estrato médio. Quebra formigueiros no alto de árvores para comer as formigas, eventualmente alimentando-se também de frutos. Às vezes desce ao solo para apanhar insetos. O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico.

Pica-Pau de Cabeça AmarelaPica-Pau de Cabeça Amarela (Celeus flavescens)

Família: Picidae
Espécie: Celeus flavescens
Comprimento: 27 cm.

O Pica-Pau de Cabeça Amarela (Celeus flavescens) está presente desde a margem norte do baixo Rio Amazonas até o Rio Grande do Sul. Encontrado também no Paraguai e Argentina. Habita bordas de florestas altas, florestas de galeria e pomares. Alimenta-se de frutos no alto das árvores, descendo também ao solo para comer formigas e cupins. O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico. Conhecido também como joão-velho, bico-chã-chã (Rio Grande do Sul), cabeça-de-velho e pica-pau-velho.

Pica-Pau de Cabeça AmarelaCaracterísticas: mede 28 cm de comprimento. Possui crista grande, asas e cauda regulares, pernas fortes e pés dotados de unhas fortes. Bico reto e forte com ponta terminando em cizel. Cauda terminada em cunha. O pescoço é comprido e a cabeça grande. Plumagem de coloração negra, com parte dorsal e asas listradas de branco-amarelado. Cabeça amarela, ostentando longo topete amarelo com faixa negra e no macho uma estria vermelha. Parte ventral é totalmente negra, bem como toda a cauda. O bico é acinzentado. Existe dimorfismo sexual.

Habitat: florestas virgens.

Ocorrência: sudeste do Brasil, da Bahia ao Rio Grande do Sul, incluindo leste de Minas Gerais, sudeste de Goiás e o Mato Grosso do Sul.

Hábitos: são arborícolas e solitários ou vivem em casais.

Alimentação: insetos, larvas, vermes, seiva e frutas.

Reprodução: ninho é escavado em tronco de árvore já morta, a uma altura que varia de 10 a 20 m do solo. Ambos trabalham na construção do ninho. A postura geralmente é de 5 ovos de cor branca, cobertos com poros finos e medindo 31 x 22 mm em seus eixos. A incubação é realizada pelo casal e dura em média 16 dias. Os filhotes são nidícolas, permanecendo no ninho por 40 dias. Ao deixarem o ninho, ainda são alimentados pelos pais.

Ameaças: destruição do habitat.

Pica-Pau Verde-BarradoPica-Pau Verde-Barrado (Colaptes melanochloros)

Família: Picidae
Espécie: Colaptes melanochloros
Comprimento: 26 cm.

O Pica-Pau Verde-Barrado (Colaptes melanochloros) está presente desde a foz do Rio Amazonas (Ilha de Marajó) até o Nordeste, em direção sul até o Rio Grande do Sul e para oeste até o Mato Grosso. Encontrado também no Paraguai, Argentina e Uruguai. Comum em cerrados, caatingas, campos com árvores e na borda de florestas de terra firme e florestas de galeria. Costuma permanecer no penacho das palmeiras e em galhos, alimentando-se suspenso sob os ramos. Desce até os arbustos e o solo para se alimentar de formigas. O macho possui uma estreita faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à parte inferior do bico. Conhecido também como pica-pau-carijó (Rio de Janeiro). Costuma permanecer no penacho das palmeiras e em galhos, alimentando-se suspenso sob os ramos. Desce até os arbustos e o solo para se alimentar de formigas. O macho possui uma estreita faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à parte inferior do bico. Conhecido também como pica-pau-carijó (Rio de Janeiro).

Pica-Pau do Campo ou ChanchãPica-Pau do Campo ou Chanchã (Colaptes campestris)

Família: Picidae
Espécie: Colaptes campestris
Comprimento: 32 cm.

O Pica-Pau do Campo ou Chanchã (Colaptes campestris) está presente em regiões campestres do Pará (Monte Alegre), Amapá, e da Região Nordeste até o Rio Grande do Sul. Encontrado também no Suriname, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Argentina. Aproveita os desmatamentos para ampliar sua área de ocorrência. É comum nos cerrados, caatingas, campos e pastagens. Habita também o alto das serras do Sudeste brasileiro, acima da linha das florestas. Vive solitário ou em pequenos bandos, possuindo um canto marcante e sendo facilmente observado. Alimenta-se especialmente de formigas e cupins, conseguidos principalmente no solo, entre pedras, e até nas estradas de rodagem. O macho, em geral, apresenta uma estreita faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à parte inferior do bico. Conhecido também como chã-chã e pica-pau-de-manga (Minas Gerais).

Pica-Pau do Campo ou ChanchãCaracterísticas: espécie grande, medindo em torno de 32 cm, com coloração amarelada no peito e nas laterais da cabeça e do pescoço. O alto da cabeça, a nuca, o bico e as pernas são negros. Barriga e mantos são barrados. São muito úteis ao homem, pois destroem grande quantidade de insetos e suas larvas que são nocivas à madeira.

Habitat: regiões campestres, pastagens, alto das serras, acima da linha das florestas e nas caatingas.

Ocorrência: Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e no Brasil, do nordeste ao Rio Grande do Sul e nos campos do baixo Rio Amazonas.

Hábitos: vive aos pares ou em pequenos grupos. Aninham-se em orifícios que cavam em cupinzeiros, barrancos e árvores velhas. Pula através da ramaria horizontalmente como uma gralha. Quando quer fugir procura árvores, estacas ou grandes pedras. Este pica-pau é o que mais se acostumou a vida no chão, gostando até de tomar banho de poeira. Muito arisco.

Alimentação: formigas e cupins. Procuram seu alimento principalmente no solo entre pedras e até sobre o piso de estrada, do alto de montículos, postes, árvores isoladas, cactáceas.

Reprodução: o casal faz cavidades no tronco das árvores, de preferência mortas e nuas, ou mesmo em postes e estacas semi-apodrecidas e lá constrói seu ninho. A fêmea põe de 2 a 4 ovos que o casal choca por mais ou menos 13 dias. Os filhotes nascem nus e cegos e ficam no ninho por mais 5 semanas.

Ameaças: a destruição da mata primária priva-os muito. O reflorestamento com eucaliptos e Pinus não favorece a existência dos pica-paus, o mesmo acontecendo com as capoeiras nativas, nas quais faltam árvores maiores e mais velhas para a instalação de seus ninhos para nidificarem. Os pica-paus são bastante sensíveis aos inseticidas. A existência de pica-paus pode até servir como indicador de que a respectiva biocenose (associação dos seres vivos em certa área, especialmente a alimentar) continua intacta.

Pica-Pau Anão DouradoPica-Pau Anão Dourado (Picumnus aurifrons)

Família: Picidae
Espécie: Picumnus aurifrons
Comprimento: 7,5 cm.

O Pica-Pau Anão Dourado (Picumnus aurifrons) é uma das menores espécies de pica-paus. Presente ao norte do Rio Amazonas para leste até o Rio Negro, e ao sul deste até o norte de Mato Grosso (alto Xingu), sul do Pará (Serra do Cachimbo), Rio Tocantins e leste do Pará (região de Belém). Habita o sub-bosque de florestas altas de terra firme e de várzea. Vive geralmente solitário, acompanhando bandos mistos de aves com freqüência. Alimenta-se de pequenos insetos, que captura batendo com força o bico nos ramos finos da vegetação. O macho apresenta a região anterior da cabeça com pintas amarelo-ouro; as quais são brancas na fêmea. Conhecido também como pica-pau-anão-amarelo, pica-pauzinho-de-testa-dourada e pica-pauzinho dourado.

Pica-Pau Anão BarradoPica-Pau Anão Barrado (Picumnus cirratus)

Família: Picidae
Espécie: Picumnus cirratus
Comprimento: 10 cm
Peso: 11,5 g.

O Pica-Pau Anão Barrado (Picumnus cirratus) presente localmente na Amazônia brasileira, na região do baixo Rio Amazonas até o Maranhão, e ainda no leste e sul do País até o Rio Grande do Sul. Encontrado também das Guianas à Bolívia, Paraguai e Argentina. Comum no interior e bordas de florestas altas e capoeiras, à altura do sub-bosque. Vive geralmente solitário, acompanhando bandos mistos de aves com frequência. Alimenta-se principalmente de larvas e pupas de formigas, perfurando folhas de embaúba para retirar também pequenas formigas adultas. Pousa em galhos finos, muitas vezes ficando sob os ramos. O macho apresenta o alto da cabeça vermelho, o qual é preto com pintas brancas na fêmea.

Pica-Pau Anão BarradoCaracterísticas: são os menores pica-paus encontrados no Brasil, medindo 9 cm de comprimento.

Habitat: florestas, matas ciliares e cerrados.

Ocorrência: sudeste e sul do Brasil, do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, inclusive leste de Minas Gerais.

Alimentação: larvas e adultos de pequenos insetos. Regularmente não apóia a cauda no substrato enquanto captura o alimento, como o fazem os outros pica-paus, pois suas retrizes são flexíveis. Captura formigas nos galhos e folhas de árvores como a amendoeira ou chapéu-do-sol (Terminalia catapa).

Reprodução: o ninho é construído em ramos secos e delgados, até 5 m do solo, onde são postos 2 a 4 ovos. A entrada da cavidade escavada é diminuta, com cerca de 3 cm de diâmetro, limitando assim a visita de predadores. Tal cavidade tem 10 a 20 cm de profundidade e seu diâmetro maior cerca de 6 cm.

Ameaças: espécie ameaçada de extinção pela destruição do habitat.

Pica-Pau ReiPica-Pau-Rei (Campephilus robustus)

Características: O Pica-Pau-Rei (Campephilus robustus) é o maior pica-pau brasileiro, medindo 36 cm de comprimento. Sua língua pode chegar a cinco vezes o tamanho de seu bico. É pontiaguda e com ganchos na ponta. Estas particularidades estruturais possibilitam a retirada de insetos dentro de troncos, e aliadas ao seu forte bico, foram fundamentais à evolução e à sobrevivência da espécie. Cabeça e pescoço com plumagem vermelha, dorso amarelado e asas negras. Barriga e peito carijó.

Habitat: florestas nativas, primárias ou secundárias, desde que existam grandes árvores.

Ocorrência: de Goiás ao Rio Grande do Sul.

Hábitos: vive em pequenos grupos. Marca o seu território com diferentes chamados de som instrumental, o tamborilar. O animal escolhe troncos ocos, secos ou bichados para bicar ritmicamente. Desta forma consegue variar o seu repertório e enviar mensagens diferentes: ora para atrair parceiras, ora para afugentar possíveis rivais ou simplesmente para dizer que ali ele é que manda.

Alimentação: preferencialmente de insetos e utiliza-se de sua grande língua afiada para agarrar larvas de insetos dentro dos troncos de árvores. Esta também é usada para perfurar frutas maduras e lamber o seu suco.

Reprodução: com o bico o pica-pau abre ocos na madeira e constrói o ninho, sempre com a abertura virada para o solo. Eles não levam material para dentro do ninho, utilizam restos de madeira picadinha para servir de colchão. A fêmea põe de dois a quatro ovos; estes são encubados por ambos os pais. Os filhotes nascem com aparência de prematuros, indefesos, cegos e nus.

Os pica-pauzinhos desenvolvem rapidamente a habilidade de bicar a madeira e em seguida a de tagarelar. Assim, um ninho de pica-pau é barulhento devido às constantes bicadas dos filhotes na árvore e a tagarelice dos bichinhos. Porém, ao menor sinal de perigo ficam absolutamente em silêncio, atendendo prontamente ao alerta dos pais. Este vem de forma codificada, como por exemplo, o barulho da quebra de um galhinho. Isto dificulta a vida dos predadores porém, quase sempre um filhote é predado, geralmente o mais fraco.

Predadores naturais: tucanos e araçaris.

Ameaças: espécie ameaçada de extinção pela lista oficial do Ibama. O fato de ser preferencialmente insetívoro torna os pica-paus suscetíveis a inseticidas. Com a ingestão de muitos insetos contaminados, o veneno se acumula nos corpos dos pica-paus de forma fatal. Esta é a razão da grande mortandade destas aves em matas próximas a áreas cultivadas e que fazem uso de agrotóxicos. Provavelmente sejam mais suscetíveis aos inseticidas que os próprios insetos.

Pica-Pau Verde-BarradoPica-Pau Verde-Barrado (Chrysoptilhs melanochloros)

Características: O Pica-Pau Verde-Barrado (Chrysoptilhs melanochloros) mede 26 cm de comprimento. Espécie de tamanho relativamente grande, verde, de lados da cabeça brancos, com vermelho na nuca (e também no "bigode", no macho). Partes superiores barradas, partes inferiores com manchas em "forma de coração".

Habitat: beira de mata, cerradão, mata de galeria, típico do cerrado e caatinga, penetra em regiões abertas, praticamente despojadas de vegetação alta.

Ocorrência: da Foz do Amazonas (Marajó) ao nordeste e daí ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso (Rio Araguaia, Corumbá), Paraguai, Argentina e Uruguai.

Hábitos: pula através da ramaria horizontalmente como uma gralha (modo estranho de locomoção para um pica-pau).

Alimentação: localizam larvas de insetos, sobretudo de besouros, invisíveis sob a madeira, pelo ruído produzido por estes animalejos ao roerem. Bate ligeiramente sobre a casca tentando localizar sob a mesma uma cavidade que porventura exista e que se trai pelo soar oco. Quando encontra um ponto que promete alimento, começa a martelar com vontade perfurando a casca para poder explorar a cavidade, o que é feito através da língua pegajosa de ponta afilada, provida de corpúsculos táteis, que serve para espetar a presa. Traem-se pelo barulho que fazem ao trabalharem o dia inteiro.

Reprodução: utilizam-se da mata primária para nidificar, das árvores mais velhas e de grande porte. Excepcionalmente utilizam-se de cupinzeiros arborícolas para tal.

Ameaças: a destruição da mata primária priva-os muito. O reflorestamento com eucaliptos e Pinus não favorece a existência dos pica-paus, o mesmo acontecendo com as capoeiras nativas, nas quais faltam árvores maiores e mais velhas para a instalação de seus ninhos para nidificarem. Os pica-paus são bastante sensíveis aos inseticidas. A existência de pica-paus pode até servir como indicador de que a respectiva biocenose (associação dos seres vivos em certa área, especialmente a alimentar) continua intacta. Muitas aves não conseguem cavar tocas e/ou buracos, aproveitando-se assim das moradias dos pica-paus. Os grandes benificiados são: periquitos, araçaris, pequenos mamíferos como os saguis, mico-leões, répteis e anfíbios. São muito úteis ao homem, pois destroem grande quantidade de insetos e suas larvas que são nocivas à madeira.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem