PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA RHYNOCRYPTIDAE

Tapaculo-de-Colarinho, Tapaculo-Preto e Corneteiro-da-Mata, Aves da Família Rhynocryptidae

Tapaculo-de-Colarinho (Melanopareia torquata)

Família: Rhinocryptidae
Espécie: Melanopareia torquata
Comprimento: 14,5 cm.

O Tapaculo-de-Colarinho (Melanopareia torquata) é encontrado principalmente nos cerrados dos estados do Pará, Piauí, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e ainda em pequenas áreas na Bolívia e Paraguai. Habita cerrados abertos com arbustos esparsos. Vive solitário ou aos pares pulando próximo ao chão, escondido sob o capinzal. Às vezes os machos se empoleiram em arbustos baixos para cantar, tornando-se mais evidentes. Conhecido também como meia-lua-do-cerrado, meia-lua-de-colar e macuquinho-de-colar.

Tapaculo-Preto (Scytalopus speluncae)

Família: Rhinocryptidae
Espécie: Scytalopus speluncae
Comprimento: 12 cm.

O pássaro Tapaculo-Preto (Scytalopus speluncae) é encontrado principalmente na Mata Atlântica de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e ainda em pequena porção adjacente da Argentina. Varia de incomum a comum em algumas regiões. Habita o sub-bosque de florestas de montanhas, bordas de florestas e capoeiras, geralmente nas proximidades de bambuzais. Esgueira-se próximo ao chão em meio a emaranhados de cipós, sendo difícil visualizá-lo, embora seu canto seja ouvido com freqüência. Conhecido também como macuquinho-serrano, tapaculo-cor-de-rato e macuquinho-de-peito-e-garganta-brancos.

Corneteiro-da-Mata (Liosceles thoracicus)

Família: Rhinocryptidae
Espécie: Liosceles thoracicus
Comprimento: 19 cm.

O pássaro Corneteiro-da-Mata (Liosceles thoracicus) está presente na Amazôna brasileira, principalmente ao sul do Rio Amazonas, da fronteira com o Peru até o Rio Tapajós e Rondônia; e no sudeste da Colômbia, leste do Equador e leste do Peru. É o maior representante da família, de tamanho semelhante ao de um pequeno sabiá. Habita o chão (ou suas proximades) de florestas de terra firme e de várzea. Ouvido com muito mais freqüência do que visualizado, vive solitário, caminhando nas folhagens em busca de pequenos insetos, principalmente onde a vegetação é densa, como em pequenas clareiras abertas pela queda de árvores.



www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem