PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA COLUMBIDAE

Pombas, Rolinhas e Juritis - Aves da Família Columbidae

Pomba-carijó (Columba speciosa)

Pomba-carijó (Columba speciosa)

Família: Columbidae
Espécie: Columba speciosa
Comprimento: 30 cm.

Pomba-carijó (Columba speciosa) estpa presente em regiões quentes de quase todo o País, com exceção de uma extensa área do Nordeste. Encontrada também do México à Argentina. Comum na copa de florestas densas, capoeiras altas, florestas de galeria e campos com árvores esparsas. Vive geralmente solitária ou aos pares no alto de árvores, pousada principalmente nos ramos mais expostos. Como as demais espécies de pombos, alimenta-se de frutos e sementes. . Constrói um ninho fraco de gravetos, em formato de plataforma, variando de 1 a 18 m de altura. Põe 1 ovo branco. O macho possui as penas do pescoço de coloração metálica, dando-lhe uma aparência escamosa; a fêmea apresenta o pescoço marginado de preto, com pouco reflexo metálico. Conhecida também como pomba-trocal, pomba-divina e pomba-pedrês.
Pomba-Asa-Branca (Columba picazuro)

Pomba-Asa-Branca (Columba picazuro)

Família: Columbidae
Espécie: Columba picazuro
Comprimento: 34 cm.

Pomba-Asa-Branca (Columba picazuro) é uma das maiores espécies da família no País. Presente do Nordeste ao Rio Grande do Sul, e também na Bolívia, Argentina e Paraguai. Comum em campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria. Freqüentemente encontrada no solo. Após o período reprodutivo associa-se em bandos, executando migrações. Faz ninho em árvores ou no solo. Põe 2 ovos brancos, os quais são encubados entre 16 e 19 dias. Conhecida também como pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (Rio Grande do Sul), pomba-verdadeira, pomba-asa-branca e pombão.

Características: pomba que mede 34 cm de comprimento. Uma das maiores espécies da família no Basil.

Habitat: campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria.

Ocorrência: do Nordeste ao Rio Grande do Sul, e também na Bolívia, Argentina e Paraguai.

Hábitos: freqüentemente encontrada no solo. Após o período reprodutivo associa-se em bandos, executando migrações.

Alimentação: sementes.

Reprodução: faz ninho em árvores ou no solo. Põe 2 ovos brancos, os quais são incubados entre 16 e 19 dias.

Ameaças: caça, agrotóxicos e destruição do habitat.
Rolinha-Fogo-Apagou (Scardafella squammata)

Rolinha-Fogo-Apagou (Scardafella squammata)

Família: Columbidae
Espécie: Scardafella squammata
Comprimento: 19,5 cm.

Rolinha-Fogo-Apagou (Scardafella squammata) está presente nas regiões Nordeste, Centro-oeste e nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Encontrado também da Guiana Francesa e Venezuela ao Paraguai e Argentina. Comum em campos secos, cerrados, caatingas e jardins arborizados em áreas urbanas. Vive aos pares ou em grupos pequenos. Alimenta-se no chão, andando com a barriga quase arrastando no solo. Quando assustado, voa bruscamente para árvores próximas. Faz ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente a 1 ou 2 m de altura, às vezes também no chão. Põe 2 ovos brancos. Conhecido também como rola-cascavel (devido ao barulho emitido com as asas, que lembra um chocalho), rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopéico), rola-pedrês, felix-cafofo (Paraíba) e paruru.

Características: mede 19,5 cm de comprimento é conhecido também como rola-cascavel (devido ao barulho emitido com as asas, que lembra um chocalho), rolinha-carijó, fogo-pagô (onomatopéico), rola-pedrês, felix-cafofo (Paraíba) e paruru.

Habitat: campos secos, cerrados, caatingas e jardins arborizados em áreas urbanas.

Ocorrência: regiões Nordeste, Centro-oeste, e nos estados do Maranhão, de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, também da Guiana Francesa e Venezuela ao Paraguai e Argentina.

Hábitos: vive aos pares ou em grupos pequenos. Alimenta-se no chão, andando com a barriga quase arrastando no solo. Quando assustado, voa bruscamente para árvores próximas.
Alimentação: sementes, insetos, vermes e larvas.

Reprodução: faz ninho de gravetos em formato de xícara, normalmente a 1 ou 2 m de altura, às vezes também no chão. Põe 2 ovos brancos.

Ameaças: poluição, caça e destruição do habitat.
Rolinha Caldo-de-Feijão (Columbina talpacoti)

Rolinha Caldo-de-Feijão (Columbina talpacoti)

Família: Columbidae
Espécie: Columbina talpacoti
Comprimento: 17 cm.

A Rolinha Caldo-de-Feijão (Columbina talpacoti) está presente em todo o Brasil, e também do México à Bolívia, Paraguai e Argentina. Na Amazônia é encontrada apenas localmente, estando ausente de áreas com extensas florestas. É a mais conhecida das pombinhas brasileiras, sendo comum em áreas abertas, campos, plantações e áreas urbanas. Alimenta-se de grãos e sementes no chão. Vive solitária, aos pares ou em grupos de tamanhos variáveis. Quando assustada, voa por distâncias curtas, executando um som com as asas. Faz um ninho raso, localizado a 1 m de altura ou mais, em meio a arbustos. Nas cidades, costuma fazer ninho sobre vigas, debaixo de telhas, em coberturas de edifícios ou galpões. Põe 2 ovos brancos. O macho é marrom-ferrugíneo com a cabeça cinza-azulada; a fêmea é inteiramente marrom-clara. Conhecida também como rola-caldo-de-feijão, rolinha-comum, rola-cabocla (Paraíba) e rolinha-roxa.


Características: mede 17 cm de comprimento. É a mais conhecida das pombinhas brasileiras. O macho é marrom-ferrugíneo com a cabeça cinza-azulada. A fêmea é inteiramente marrom-clara.

Habitat: áreas abertas, campos, plantações e áreas urbanas.

Ocorrência: em todo o Brasil, e também do México à Bolívia, Paraguai e Argentina. Na Amazônia é encontrada apenas localmente, estando ausente de áreas com extensas florestas.

Hábitos: vive solitária, aos pares ou em grupos de tamanhos variáveis. Quando assustada, voa por distâncias curtas, executando um som com as asas.

Alimentação: grãos e sementes no chão.

Reprodução: faz um ninho raso, localizado a 1 m de altura ou mais, em meio a arbustos. Nas cidades, costuma fazer ninho sobre vigas, debaixo de telhas, em coberturas de edifícios ou galpões. Põe 2 ovos brancos.

Ameaças: agrotóxicos e caça.
Pomba-Galega (Columba cayennensis)

Pomba-Galega (Columba cayennensis)

Família: Columbidae
Espécie: Columba cayennensis
Comprimento: 32 cm.

A Pomba-Galega (Columba cayennensis) está presente em todo o Brasil, e também do México à Argentina e Uruguai. Comum em campos com árvores isoladas, árvores nas margens de rios, bordas de florestas, capoeiras e manguezais. Vive solitária ou aos pares, associando-se em bandos fora da época da reprodução. Pousa no alto das árvores, geralmente em locais bem visíveis. Faz um ninho fraco de gravetos, em formato de plataforma, localizado à pouca altura, em emaranhados de vegetação e palmeiras com espinhos. Põe 1 ovo branco. Conhecida também como pomba-legítima, picuçaroba, pomba-mineira, pocaçu, caçaroba e pomba-do-ar.

Características: mede 32 cm de comprimento. De plumagem Bruna um pouco vinácea, mais escura nas asas e na cauda e avermelhada quase roxo na cabeça. Apresenta uma pequena zona clara em baixo do bico que é preto. Os pés são vermelhos A barriga é de um cinza claro.

Habitat: campos com árvores isoladas, árvores nas margens de rios, bordas de florestas, capoeiras e manguezais.

Ocorrência: todo o Brasil, e também do México à Argentina e Uruguai.

Hábitos: vive solitária ou aos pares, associando-se em bandos fora da época da reprodução. Pousa no alto das árvores, geralmente em locais bem visíveis.
Alimentação: sementes.

Reprodução: faz um ninho fraco de gravetos, em formato de plataforma, localizado à pouca altura, em emaranhados de vegetação e palmeiras com espinhos. Põe 1 ovo branco.

Ameaças: muito caçada pela sua carne. A caça, a poluição por agrotóxicos e destruição do habitat são as principais ameaças.
Pomba-Amargosa (Columba plumbea)

Pomba-Amargosa (Columba plumbea)

Família: Columbidae
Espécie: Columba plumbea
Comprimento: 34 cm
Peso: 230 g.

Pomba-Amargosa (Columba plumbea) está presente em toda a Amazônia e da Bahia ao Rio Grande do Sul. Encontrada também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Paraguai. Comum na copa de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras altas. Vive solitária ou aos pares, congregando-se em grupos em árvores frutíferas. Permanece oculta na copa e é difícil de perceber sua presença, a não ser que cante. Não costuma pousar em locais abertos. No auge da reprodução sobrevoa a floresta em exibição, quando sobe bem a prumo e desce a seguir em espirais, para empoleirar-se em outro galho. Conhecida também como picaçu, caçaroba, pomba-verdadeira e guaçuroba.
Juriti (Leptotila verreauxi)
Juriti (Leptotila verreauxi)

Juriti (Leptotila verreauxi)

Família: Columbidae
Espécie: Leptotila verreauxi
Comprimento: 26,5 cm.

A Juriti (Leptotila verreauxi) está presente em quase todo o Brasil e também do sul dos Estados Unidos até a Argentina. Comum no chão de hábitats quentes, tais como capoeiras e campos adjacentes, bordas de florestas densas e cerrados. Vive solitária ou aos pares. Alimenta-se de sementes e frutos no chão. Quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho, ou voa, emitindo um som com as asas, até uma árvore próxima. Faz ninho típico de pombinhas - uma plataforma construída de gravetos e grama, localizada em arbustos baixos ou árvores, eventualmente no chão. Põe 2 ovos brancos. Conhecida também como pu-pú (Rio Grande do Sul) e juriti-pupu.


Juriti (Leptotila verreauxi)
Juriti (Leptotila verreauxi)
Características: mede 27 cm de comprimento. Pontas das rectrizes laterais esbranquiçadas e as penas das axilas e parte inferior das asas ferrugíneas. Extremidade da rêmige primária mais externa afina abruptamente. Alto da cabeça cinza-claro, a região em torno dos olhos azulada, a face dorsal do pescoço verde-cobre e o restante do dorso cinza-pardacento; a maior parte da face ventral é violeta-clara e o abdômen esbranquiçado. Na fêmea, o colorido geral é mais claro do que o do macho.

Habitat: áreas quentes como capoeiras e campos adjacentes, bordas de florestas densas e cerrados.

Ocorrência: em quase todo o Brasil e também do sul dos Estados Unidos até a Argentina.

Hábitos: vive no chão solitária ou aos pares. Quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho, ou voa, emitindo um som com as asas, até uma árvore próxima.

Alimentação: sementes e frutos no chão. Como os demais columbídeos, ao beber, não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves.

Reprodução: faz ninho típico de pombinhas - uma plataforma construída de gravetos e grama, localizada em arbustos baixos ou árvores, eventualmente no chão. Põe 2 ovos brancos ou cremes a camurça-pálidos, que medem 27-33 x 21-23 mm. O casal participa da incubação, que dura cerca de 14 dias, bem como da alimentação dos filhotes que inicialmente é representada pelo "leite-do-papo".

Ameaças: caça e destruição do habitat.
Juriti Gemedeira (Leptotila rufaxilla)
Juriti Gemedeira (Leptotila rufaxilla)

Juriti Gemedeira (Leptotila rufaxilla)

Família: Columbidae
Espécie: Leptotila rufaxilla
Comprimento: 25 cm.

A Juriti Gemedeira (Leptotila rufaxilla) está presente em grande parte do Brasil e também da Venezuela ao Uruguai. É muito parecida com a juriti, sendo porém mais ligada a ambientes florestais. Comum no chão de florestas úmidas, capoeiras e clareiras arbustivas no interior de florestas. Faz ninho típico de pombinhas, localizado a pouca altura (1,5 m) na borda da floresta. Põe 2 ovos brancos. Conhecida também como juriti e juriti-gemedeira.

Juriti Gemedeira (Leptotila rufaxilla)
Juriti Gemedeira (Leptotila rufaxilla)
Características: o macho desta espécie apresenta o alto da cabeça cinza, a região em torno dos olhos avermelhada, a face dorsal do pescoço vermelho-púrpura e o restante do dorso pardo-oliva. O padrão de colorido propicia a camuflagem na cobertura de folhas secas do solo, onde se alimentam. Mede 27,5 cm de comprimento.

Habitat: interior de florestas.

Ocorrência: da Venezuela à Bolívia, Argentina e Uruguai e em grande parte do Brasil.

Hábitos: ocupa o estrato inferior ou o chão da mata.

Alimentação: sementes e pequenos frutos coletados no solo.

Reprodução: o casal constrói um ninho com gravetos, pedaços de cipós secos e algumas folhas secas; o ninho, em forma de tigela rasa, localiza-se em árvore ou arbusto e a cerca de 3 m do solo. Nele são postos 2 ovos brancos, às vezes ligeiramente rosados ou cremes, que medem cerca de 30 x 22 mm e são incubados pelo par. Durante o período de alimentação dos filhotes o casal mantém o ninho limpo, evitando assim tanto a invasão de formigas quanto a atração de predadores. Para tal, logo após a eliminação das fezes pelos filhotes, estas são retiradas ou ingeridas pelo adulto presente no ninho naquele momento.

Ameaças: caça e destruição do habitat.
Juriti Piranga (Geotrygon montana)
Juriti Piranga (Geotrygon montana)

Juriti Piranga (Geotrygon montana)

Família: Columbidae
Espécie: Geotrygon montana
Comprimento: 24 cm.

A Juriti Piranga (Geotrygon montana) está  presente em quase todo o Norte, Leste e Sul do País. Encontrada também do México à Argentina e Paraguai. É localmente comum em florestas úmidas e capoeiras altas. Vive solitária ou aos pares, principalmente caminhando pelo chão, podendo entretanto voar para ramos baixos, se assustada. Alimenta-se de frutos e sementes caídas. Voa rápido, geralmente próximo ao chão. Faz ninho semelhante ao da juriti, a cerca de 2,5 m de altura, sobre arbustos ou tocos de árvores. Põe 2 ovos de cor creme. O macho apresenta a parte superior do corpo marrom-avermelhada, e a fêmea marrom-olivácea. Conhecida também como pomba-cabocla, juriti-vermelha e pariri.
Juriti Vermelha (Geotrygon violacea)
Juriti Vermelha (Geotrygon violacea)

Juriti Vermelha (Geotrygon violacea)

Família: Columbidae
Espécie: Geotrygon violacea
Comprimento: 23 cm.

A Juriti Vermelha (Geotrygon violacea) está presente no Pará e de Alagoas ao Paraná. Há registros de sua ocorrência também no alto Xingu e em Rondônia, o que indica uma distribuição amazônica mais ampla do que a admitida atualmente. Encontrada localmente também da Nicarágua à Argentina. É rara, habitando florestas úmidas maduras. Caminha pelo chão, alimentando-se de frutos e sementes caídas. Faz ninho de gravetos entre 2 e 3 m de altura, pondo 2 ovos amarelados. O macho possui a parte posterior do pescoço e as costas de cor violeta com reflexos metálicos, as quais são amarronzadas na fêmea. Conhecida também como juriti-da-mata, cabocla-violeta e juriti-roxa.


Postagem Anterior Próxima Postagem