Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis)

Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis)

Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis)

Apresentando algumas das mais espetaculares variações de cores de todos os camaleões, o grande Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis) é muito procurado por criadores de répteis.

Curiosamente, as populações de diferentes locais dentro de cada área de ocorrência dessa espécie tem um padrão de coloração particular, que geralmente é mais pronunciada durante a corte ou em exibições defensivas. Os machos de camaleão-pantera da ilha Nosy Be em Madagascar, por exemplo, têm um padrão impressionante de cores azul-esverdeado, verde-esmeralda ou turquesa, enquanto os machos da costa noroeste são rosa vívido, com uma listra branca amarelada ao longo dos flancos, uma forma de cor conhecida como "a pantera cor de rosa". Outras cores encontradas nos machos podem incluir laranja, vermelho e verde escuro, com um padrão extremamente variável de faixas coloridas, listras e manchas, especialmente ao redor da cabeça e dos olhos.

Por outro lado, as fêmeas são principalmente opacas, apresentando uma coloração cinza uniforme, marrom ou verde claro, exceto durante a época de reprodução, quando as fêmeas receptivas apresentam coloração laranja vívido/claro ao rosa.

Os machos de Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis) podem crescer até 50 cm de comprimento. As fêmeas são menores, cerca de metade do tamanho dos machos.

Um especialista em se alimentar de invertebrados, o Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis) se move lentamente e silenciosamente pela vegetação, enquanto seus olhos se movem de forma independente verificando o ambiente ao redor. Eles têm visão aguçada, podendo identificar insetos a uma distância de 5-10 m.

Como a maioria das espécies de camaleões, o Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis) é muito territorial. Eles passam a maior parte de suas vidas de forma isolada, com exceção da época de acasalamento. Quando dois machos se encontram, eles mudam de cor e inflam seus corpos, tentando afirmar seu domínio. Muitas vezes essas batalhas terminam nesta fase, com o perdedor recuando. Ocasionalmente, pode haver combate físico, se nenhum dos machos recuar.

O período de gestação do Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis) dura de 2-3 semanas e no final desse período, a fêmea escava uma toca onde colocará de 16-24 ovos. Os ovos levam de 6-12 meses para eclodir. A maturidade sexual dos camaleões-pantera é atingida após cerca de 5 meses e têm uma estimativa de vida de até 2 anos na natureza.

O Camaleão-Pantera (Furcifer pardalis) habita principalmente florestas úmidas de baixa altitude. É uma espécie endêmica de Madagascar, sendo encontrado nas regiões costeiras e ilhas do centro-leste, nordeste, norte e noroeste de Madagascar. Populações introduzidas também são encontradas nas ilhas Reunião e Maurício, cerca de 500 quilômetros a leste de Madagascar.

Fontewww.terraselvagem.com
            www.megatimes.com.br

Postagem Anterior Próxima Postagem