Cobra-Indiana (Naja naja)

Cobra-Indiana (Naja naja)

Cobra-Indiana (Naja naja)A Cobra-Indiana (Naja naja) é uma espécie de serpente peçonhenta do gênero Naja encontrada no subcontinente Indiano e um membro das "quatro grandes" (big four), as quatro espécies de serpentes que causam a maioria dos acidentes ofídicos na Índia.

Na parte de trás do capuz dessa serpente estão dois ocelos de padrão circular conectados por uma linha curva, evocando a imagem de "óculos". Uma cobra-indiana média tem cerca de 1,9 m de comprimento e raramente atinge 2,4 m. A característica mais distinta e impressionante da cobra-indiana é o capuz, a qual forma elevando a parte anterior do corpo e espalhando algumas das costelas na região do pescoço quando se sente ameaçada. O padrão de "óculos" no capuz varia muito, assim como a coloração da serpente.

A cobra-indiana é nativa do subcontinente indiano, que atualmente inclui Nepal, Paquistão, Índia, Bangladesh e Sri Lanka. Ela pode ser encontrada em planícies, florestas, campos abertos e regiões densamente povoadas por pessoas. Sua área de distribuição começa a partir do nível do mar até 2.000 m de altitude. Essa espécie geralmente se alimenta de roedores, sapos, rãs, pássaros e outras serpentes. Sua dieta de ratos a leva para áreas habitadas por seres humanos, incluindo fazendas e arredores da áreas urbanas.

As cobras-indianas são ovíparas e põem seus ovos entre os meses de abril e julho. A fêmea coloca geralmente entre 10 a 30 ovos em buracos de rato ou cupinzeiros e os ovos eclodem de 48 a 69 dias depois. Os filhotes medem entre 20 e 30 cm de comprimento, são independentes desde o nascimento e têm glândulas de veneno totalmente funcionais.

O veneno da cobra-indiana contém principalmente uma poderosa neurotoxina pós-sináptica e cardiotoxina. O veneno age sobre as falhas sinápticas dos nervos, paralisando os músculos e em picadas graves leva à insuficiência respiratória ou parada cardíaca. Os componentes do veneno incluem enzimas, tais como a hialuronidase, que causa lise e aumenta a propagação do veneno. Os sintomas do envenenamento podem se manifestar entre 15 minutos e 2 horas após a picada.

A média de veneno produzido por picada é de 169-250 mg. Apesar de ser responsável por muitas picadas, apenas uma pequena porcentagem das picadas são fatais se o tratamento médico e o anti-veneno não forem dados.

Fontewww.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem