Crocodilo-de-Água-Salgada (Crocodylus porosus)

Crocodilo-de-Água-Salgada (Crocodylus porosus)

Crocodilo-de-Água-Salgada (Crocodylus porosus)O Crocodilo-de-Água-Salgada (Crocodylus porosus), também conhecido como crocodilo-do-estuário ou crocodilo-do-indo-pacífico, é o maior de todos os répteis vivos. É  a espécie de crocodilo com a maior distribuição geográfica, sendo encontrado desde o Sri Lanka e costa leste da Índia no oeste, através do sudeste da Ásia até a Austrália, e no extremo leste nas Ilhas Carolinas, no Pacífico Ocidental. A espécie é capaz de viajar longas distâncias pelo mar, às vezes mais de mil quilômetros, e indivíduos vagueando já foram registrados até no Japão, Ilhas Fiji e Ilhas Cocos (Keeling).

Como seu nome comum indica, o crocodilo-de-água-salgada tem uma alta tolerância à água salgada, auxiliado por glândulas excretoras de sal localizadas na língua.

O Crocodilos-de-água-salgada geralmente passam a estação das chuvas em rios e pântanos de água doce, movendo-se rio abaixo para estuários na estação seca, e às vezes viajando até o mar. Crocodilos competem ferozmente entre si por território, com os machos dominantes em particular ocupando os melhores locais dos rios e enseadas. Os crocodilos mais jovens são forçados para as margens dos rios e às vezes para o oceano. Isso explica a grande distribuição da espécie.

O crocodilo-de-água-salgada é um predador poderoso e oportunista, capaz de abater praticamente qualquer animal que entre em seu território, seja na água ou em terra seca. Os mais jovens se alimentam de presas menores, como insetos, anfíbios, crustáceos e peixes. Quanto maior o animal, maior a variedade de presas que ele inclui em sua dieta, embora presas relativamente pequenas (especialmente peixes) formam uma parte importante da dieta, mesmo em adultos. Grandes crocodilos podem comer qualquer animal dentro da sua área de ocorrência, incluindo macacos, cangurus, javalis, dingos, animais domésticos, búfalos, gnus e até mesmo tubarões e humanos.

As fêmeas de crocodilo-de-água-salgada colocam de 40 a 60 ovos (às vezes até 90) que são incubados durante 80-98 dias. Os filhotes recém-nascidos medem cerca de 25 a 30 cm de comprimento e pesam em média 70 g. Os machos atingem a maturidade sexual com cerca de 3,3 m por volta dos 16 anos de idade, enquanto as fêmeas atingem a maturidade sexual com 2,1 m e 12-14 anos. O peso de um macho adulto varia de 409 a 1.000 kg e normalmente tem um comprimento de 4,1 a 5,5 m. No entanto, grandes machos podem exceder 6 m e pesar mais de 1.000 kg.

Com a recente recuperação de habitats e a redução da caça de crocodilos, é possível que crocodilos de 7 m ainda estejam vivos atualmente. Em setembro de 2011 um crocodilo-de-água-salgada com mais de 6 m foi capturado vivo nas Filipinas, tornando-se um dos maiores exemplares já mensurados do focinho à cauda.

Fontewww.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem