Gato-Leopardo (Prionailurus bengalensis)

Gato-Leopardo (Prionailurus bengalensis)

Gato-Leopardo (Prionailurus bengalensis)

O Gato-Leopardo (Prionailurus bengalensis) é um pequeno felino selvagem do sul e sudeste da Ásia, onde está amplamente distribuído, mas ameaçado pela perda de habitat e pela caça em algumas regiões. As subespécies de gato-leopardo se diferem muito na aparência.

O nome do gato-leopardo é derivado das pintas semelhantes as do leopardo, que prevalecem em todas as subespécies, mas sua relação com o leopardo é distante.

Na média, o gato-leopardo é do tamanho de um gato-doméstico, mas há variações regionais consideráveis: na Indonésia, o tamanho médio é de 45 cm, com uma cauda de 20 cm, enquanto a média no sul de Amur é de 60 cm de corpo e 40 cm de cauda. O peso varia entre 4,5 kg e 6,8 kg, valores similares aos do gato-doméstico. A cor do pelo também varia: é amarela nas populações mais ao sul, e cinza ou prateada nas populações do norte. O peito e a parte inferior da cabeça são brancos. A pelagem do gato-leopardo é pintada de preto, seja com manchas pontuais ou listras, dependendo da subespécie. Suas ninhadas têm de 2-4 filhotes, e o período de gestação pode variar entre 60-70 dias.

Distribuição e habitat
O gato-leopardo é o mais amplamente distribuído dentre os pequenos felinos Asiáticos. Pode ser encontrado em florestas através da Indonésia, Filipinas, Bornéu, Malásia, Tailândia, Miamar, Laos, Camboja, China e Taiwan. O felino também pode ser encontrado na Coréia, Índia e Paquistão. Seus habitats são variados, e incluem florestas tropicais, matagais, florestas de coníferas, bosques reflorestados, regiões semiáridas e áreas de agricultura, especialmente próximas de fontes de água; também pode ser encontrado em altitudes de até 3.000 m.

Comportamento
O gato-leopardo é um hábil escalador de árvores. Também consegue nadar, mas raramente o faz. É um animal de hábitos noturnos, e passa os dias em tocas, que podem ser árvores ocas, cavidades sobre raízes ou cavernas. Ele pode passar algum tempo fora das tocas em áreas onde não há humanos. O gato-leopardo é solitário, exceto durante o período de acasalamento. O território dos machos tem  em média 3,5 km2 e o das fêmeas em média 2,1 km2.

Dieta
Gatos-leopardo são carnívoros, alimentando-se de uma variedade de pequenas presas, incluindo mamíferos, lagartos, anfíbios, aves e insetos. Pequenos roedores, como ratos e camundongos formam a maior parte de sua dieta, que muitas vezes é complementada com grama, ovos, aves e presas aquáticas.

Reprodução e desenvolvimento
Não há nenhum período fixo de acasalamento na parte sul de sua área de distribuição; nos habitats mais frios, a norte, tende a se acasalar entre março ou abril, quando o clima é ameno o suficiente para que filhotes recém-nascidos o suportem.

Depois de um período de gestação de 60-70 dias, nascem de 2-4 filhotes. Os filhotes pesam cerca de 75-130 g quando nascem e, geralmente, dobram seu peso em 2 semanas. Começam a comer alimentos sólidos em 23 dias. Com 4 semanas, os caninos permanentes aparecem, e os filhotes começam a comer alimentos sólidos. A maturidade sexual é alcançada aos 18 meses, mas, em cativeiro, o macho pode se tornar pronto para reprodução em 7 meses, e a fêmea em 10. Podem viver até 13 anos em cativeiro.

Subespécies
    Prionailurus bengalensis alleni - Ilha de Hainan (China)
    Prionailurus bengalensis bengalensis - Índia, Bangladesh, Sudeste Asiático, Yunnan
    Prionailurus bengalensis borneoensis - Bornéu
    Prionailurus bengalensis chinensis - China, Taiwan, Filipinas
    Prionailurus bengalensis euptailurus -  Sibéria oriental, Mongólia, Manchúria
    Prionailurus bengalensis heaneyi - Palawan, Filipinas
    Prionailurus bengalensis horsfieldi - Himalaia
    Prionailurus bengalensis javanensis - Java
    Prionailurus bengalensis rabori - Ilhas Filipinas de Negros, Cebu e Panay
    Prionailurus bengalensis sumatranus - Sumatra
    Prionailurus bengalensis trevelyani - Paquistão oriental

O gato-de-tsushima vive exclusivamente no arquipélago de Tsushima, no Estreito da Coréia. Uma população do gato-de-tsushima, frágil, foi estimada entre 70 e 90 espécimes em 1997. Este felino foi inicialmente considerado uma espécie separada e, posteriormente, uma subespécie do gato-leopardo; agora, é considerada uma variedade da subespécie manchuriana, Prionailurus bengalensis euptailurus.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem