Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Jaguatirica (Leopardus pardalis)A Jaguatirica (Leopardus pardalis) é um felino selvagem encontrado na América Central, América do Sul e México, mas já foi relatada no Texas e em Trinidade, no Caribe. No norte do México, é encontrada regularmente apenas no extremo sul do Texas, embora existam raras aparições no sul do Arizona.

É semelhante em aparência a um gato-doméstico. Sua pele assemelha-se a de um leopardo-nebuloso ou onça-pintada e já foi considerada valiosa. Como resultado, centenas de milhares de jaguatiricas foram mortas por suas peles. O felino foi classificado como uma espécie ameaçada "vulnerável", de 1972 até 1996, mas agora é classificado como "pouco preocupante" pela Lista Vermelha da IUCN de 2008.

A jaguatirica varia de 68-100 cm de comprimento, mais 26-45 cm de cauda, e geralmente pesa 8-18 kg, embora indivíduos muito maiores foram ocasionalmente registrados, tornando o maior felino selvagem do gênero Leopardus. Tem pele lisa, macia, orelhas arredondadas e patas dianteiras relativamente grandes. Embora semelhante em aparência ao gato-do-mato-pequeno e ao gato-maracajá, que habitam a mesma região, a jaguatirica é maior.

Comportamento
A jaguatirica é principalmente noturna e muito territorial. Luta ferozmente, às vezes até a morte, em disputas territoriais. Além disso, marca seu território com urina. Como a maioria dos felinos, é solitária, normalmente se encontram apenas na época de acasalamento. No entanto, durante o dia descansa em árvores ou vegetação mais densa, e, ocasionalmente, compartilha o seu lugar com outra jaguatirica do mesmo sexo. Os machos ocupam territórios de 3,5-46 km2, enquanto as fêmeas ocupam uma área menor, sem sobrepor territórios de 0,8-15 km2. Os territórios são marcados pela  pulverização de urina e deixando fezes em locais eminentes.

Jaguatiricas caçam em uma área de 18 km2, capturando principalmente pequenos mamíferos (vários roedores), répteis e anfíbios (lagartos, tartarugas e rãs), caranguejos, pássaros e peixes.

Reprodução
As Jaguatiricas geralmente se reproduzem apenas uma vez a cada 2 anos, embora a fêmea possa se acasalar novamente logo depois de perder uma ninhada. O acasalamento pode ocorrer em qualquer época do ano. A gestação dura 79-82 dias, e geralmente nasce apenas um filhote. Ninhadas de 2 ou 3 filhotes também pode ocorrer, mas são menos comuns. O tamanho pequeno das ninhadas e a pouca frequência de reprodução fazem as jaguatiricas particularmente vulneráveis à perda de população.

Comparado com outros pequenos felinos, os filhotes de jaguatirica crescem muito lentamente. Eles pesam cerca de 250 g quando nascem e permanecem com a mãe por até 2 anos. As jaguatiricas  podem viver até 20 anos em cativeiro.

Distribuição e habitat
A jaguatirica está distribuída ao longo da América Central, América do Sul e México. Só habitam áreas com vegetação relativamente densa, embora possam ocasionalmente caçar em áreas mais abertas à noite. São encontradas em florestas tropicais, manguezais e cerrados, em altitudes que vão até 1.200 m.

Subespécies
Atualmente são reconhecidas as seguintes subespécies de jaguatirica:

    Leopardus pardalis pardalis - Floresta Amazônica
    Leopardus pardalis aequatorialis - norte dos Andes e da América Central
    Leopardus pardalis albescens - leste do México, sul do Texas
    Leopardus pardalis melanurus - Venezuela, Guiana, Trinidade
    Leopardus pardalis mitis - Argentina, Paraguai
    Leopardus pardalis nelsoni - sudoeste do México
    Leopardus pardalis pseudopardalis - Colômbia
    Leopardus pardalis puseaus - Equador
    Leopardus pardalis sonoriensis - noroeste do México, sul do Arizona
    Leopardus pardalis steinbachi - Bolívia

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem