Batata-Doce (Ipomoea batatas)

Batata-Doce (Ipomoea batatas

Batata-Doce (Ipomoea batatas)

Originária da América Latina, onde ocorre em várias formas entre o Peru e o México, a batata-doce (Ipomoea batatas) é uma planta herbácea, de crescimento rasteiro, da família das convolvuláceas. À mesma família e gênero pertencem algumas trepadeiras ornamentais, como a ipoméia. Ao longo das ramas ou hastes da batata-doce, que se alastram por até quatro metros, nascem as folhas cordiformes, em geral verdes na parte superior e arroxeadas por baixo. As flores podem ser brancas, róseas, roxas ou vermelhas, dependendo da variedade. As raízes tuberosas, suculentas e doces, contêm aproximadamente 68% de água, 16% de amido, dez por cento de açúcares e outras substâncias, apresentando ainda alto teor de vitaminas A e B.

Os tubérculos comestíveis da batata-doce resultam do acúmulo de substâncias orgânicas no sistema de raízes da planta. Comuns na alimentação humana, são também importantes para a indústria de amidos e derivados.

O plantio da batata-doce, em monturos de terra fofa e fértil, faz-se a partir de fragmentos das ramas, em geral por volta de agosto. Os solos pesados, excessivamente argilosos e encharcados são desfavoráveis à planta, pois levam ao desenvolvimento exagerado de suas partes aéreas, em detrimento das raízes.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem