PARQUE NACIONAL DOS CAMPOS GERAIS - PR

Parque Nacional dos Campos Gerais - Paraná

Parque Nacional dos Campos Gerais - ParanáParque Nacional dos Campos Gerais - Paraná

Um grande campo de pradarias verdes pontilhado de capões de mato abriga que ainda formações rochosas surpreendentes. Esta é uma pequena descrição do mais novo parque nacional criado no Estado do Paraná.

Localizado na região oeste, abrangendo os municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, o Parque Nacional dos Campos Gerais, com 21.500 ha, foi criado em março de 2006 com o objetivo de proteger nascentes, campos, remanescentes de araucárias e ainda barrar o avanço das áreas agricultáveis que crescem por todos os lados.

A paisagem é caracterizada não só pela presença de araucárias, mas também por ter 30% de toda a sua área coberta por campos naturais, um ecossistema bastante ameaçado. Atualmente, restaram apenas 0,2% da cobertura original desse tipo de formação no país. Além dos afloramentos rochosos há também diversos sítios com pinturas rupestres e manifestações indígenas. A flora apresenta plantas endêmicas como à palmeira anã, alguns tipos de cactus e ciperáceas.

Buraco do Padre
Buraco do Padre
Uma das mais belas e intrigantes cachoeiras da região e que deverá ser um dos maiores atrativos do parque ficou conhecida como Buraco do Padre. Cientificamente o Buraco do Padre é exemplo único de drenagem subterrânea vinculada a uma furna (poço de afundimento) e a fendas que são fraturas e falhas abertas pela erosão, que permitem o acesso por via natural, pelas fendas, até o interior da furna. Distante 26 km de Ponta Grossa, o buraco é uma espécie de anfiteatro subterrâneo com uns 30 metros de diâmetro, onde uma queda d’água com cerca de 45 metros formada pelo rio Quebra-Perna despenca do alto. Nas paredes, plantas rupestres proliferam esverdeando o cenário.

A cachoeira do rio São Jorge
Cachoeira do rio São Jorge

O rio São Jorge corre inicialmente sobre lajeados da formação furnas, depois despenca numa queda livre de aproximadamente 20 metros, ao longo da qual aparecem os conglomerados da base da Formação Furnas. Após a queda, o rio vai esculpindo um grande cânion formando um vale onde aparecem capões e matas com araucária, compondo a diversificada vegetação. Em abrigos nas lapas de arenito existem pinturas rupestres de povos indígenas pré-históricos.

Parque Nacional dos Campos Gerais
O Parque Nacional dos Campos Gerais, com 21.500 ha, foi criado em março de 2006 com o objetivo de proteger nascentes, campos, remanescentes de araucárias e ainda barrar o avanço das áreas agricultáveis que crescem por todos os lados. A região contempla um grande campo de pradarias verdes pontilhado de capões de mato abriga que ainda formações rochosas surpreendentes. Atualmente, restaram apenas 0,2% da cobertura original desse tipo de formação no país. Em relação aos atrativos do parque, há muito que se ver e aprender sobre a região, especialmente sobre geologia.

A região de Prudentópolis é repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, onde há a possibilidade de contemplar a natureza, praticar turismo de aventura, e relaxar, além de possuir toda infra - estrutura para receber seu visitante.

O Município de Jaguariaíva possui uma natureza muito privilegiada, por esta razão reserva um grande potencial Turístico baseado em suas riquezas naturais.Águas cristalinas em abundância fluem por rios e riachos sulcando o arenito pelo acidentado relevo da região, proporcionando belíssimas cachoeiras, cânions, lagos, diversas piscinas naturais e ainda vales e florestas, cenário ideal para o Turismo de Aventura com atividades que vão desde o Rafting no rio Jaguariaíva, Canyoning, Caminhadas, Aquatrekking, Rapel, Tirolesas, entre outras.

Ponta Grossa congrega um complexo de atrativos naturais, históricos e culturais que se revelam em meio à paisagem ondulada dos Campos Gerais e proporcionam a seus visitantes múltiplas oportunidades de lazer, diversão e turismo. O contraste do antigo com o moderno, a imensidão e a beleza de sua natureza e as manifestações culturais são fatores decisivos no reconhecimento da cidade como pólo turístico e cultura do Brasil.

Tibagi é um dos mais belos municípios brasileiros. Com atrativos de janeiro a dezembro, a terra dos diamantes desenvolve turismo o ano todo, sendo rica em belezas naturais, culturais e gastronomia.

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
Parque Nacional do Monte Pascoal
Parque Nacional dos Campos Gerais
Parque Nacional do Superagüi
Parque Nacional Chapada Diamantina

www.megatimes.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem