PARNA DO DESCOBRIMENTO NO ESTADO DA BAHIA

Parque Nacional do Descobrimento no Estado da Bahia

O Parque Nacional do Descobrimento é um dos parques nacionais brasileiros e compõe junto com o Parque Nacional do Monte Pascoal e o do Parque Nacional do Pau Brasil um corredor ecológico das Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento.

Acesso ao Parque Nacional do Descobrimento

O acesso é feito pela BR-101 até Itamaraju, daí toma-se a rodovia que leva à cidade de Prado, no litoral. A unidade fica a 800 Km da capital Salvador.


Próximo ao rio Cahy em um clima úmido tropical e de floresta quente e úmida, preserva, principalmente, exemplares de pau-brasil, onça pintada (Panthera onca) e harpia (Harpia harpija), que são espécies ameaçadas de extinção. E também uma grande riqueza histórico-cultural que há na Costa do Descobrimento: local de chegada da frota de Cabral e vestígios dos ancestrais dos índios pataxós. Majoritariamente planos, o território do parque é composto por solos do tipo areno-argilosos, com textura arenosa, cobertos pela floresta atlântica.


Objetivos Específicos do Parque Nacional do Descobrimento

Proteger e preservar amostras dos ecossistemas ali existentes e possibilitar o desenvolvimento de pesquisa científica e programas de educação ambiental.

Área da Unidade
21.213,00 (hectares)

Aspectos Culturais e Históricos  do Parque Nacional do Descobrimento

Antecedentes Legais
O grande interesse em transformar esta área em unidade foi devido ao fato de estar nela um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Sul da Bahia e pela região apresentar grande potencialidade para o desenvolvimento do ecoturismo.

Aspectos Culturais e Históricos do Parque Nacional do Descobrimento

A unidade fica próxima ao rio Cahy, que foi o primeiro ponto de fundeio da armada de Cabral na ocasião do descobrimento do Brasil. Historicamente, tem-se o conhecimento que o local era habitado por etnias que deram origem aos índios Pataxós.

Aspectos Físicos e Biológicos  do Parque Nacional do Descobrimento

Clima
O clima é úmido tropical, clima de floresta quente e úmida, sem caracterizar uma situação de seca.

Relevo
Os solos são do tipo areno-argilosos, com textura arenosa e o relevo é predominantemente plano.

Vegetação
Mata Atlântica.

Fauna do Parque Nacional do Descobrimento

Foram registrados na região muitas espécies inclusas na lista oficial das ameaçadas de extinção, das quais se destacam: a onça pintada (panthera onça) e a harpia (harpia harpija)

Situado no extremo sul da Bahia, o Parque Nacional do Descobrimento consiste numa das últimas áreas remanescentes de Mata Atlântica desta região. A criação do parque é recente, 20 de abril de 1999, o que permitiu que madeireiros e caçadores atuassem nestas áreas por muito tempo, causando danos irreparáveis. Uma grande mancha verde de florestas ainda permanece intacta por aqui, possibilitando a preservação da grande biodiversidade encontrada na Mata Atlântica que, em todo o Brasil, restam apenas 7,5 por cento de sua cobertura original.

Os imensos troncos caídos chegam a obstruir o caminho. O parque integra hoje o Sítio do Patrimônio Mundial Natural da Costa do Descobrimento, e também é considerado Reserva da Biosfera. Caminhando dentro dele, por trilhas abertas por antigos exploradores de madeira, você entra em contato com as mudanças e transformações que a mata sofre como, por exemplo, árvores gigantescas caídas e que aos poucos apodrecem, vão se transformando em matéria orgânica e posteriormente em terra. Observando ainda mais perto é possível ver um besouro, que transforma troncos rígidos em pó numa velocidade assustadora.

Árvore secular da imponente flora local. Falando em árvores, são juaramas, jacarandás, parajús e muitas outras espécies imponentes. Os lagartos, com o sol do meio-dia, permanecem na estrada, dando uma de jacaré, esquentando o corpo, mas qualquer pequeno barulho eles saem em disparada, tocando as patas levemente no solo, mas com extrema rapidez, se metem dentro da mata. Na verdade eu senti que os animais que estão no parque são ariscos e assustados, reflexo da atuação dos implacáveis caçadores.


www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem