Bem-Te-Vi, Espécies de Bem-Te-Vis do Brasil

Bem-Te-Vi, Principais Espécies de Bem-Te-Vis do Brasil

Bem-Te-Vi (Pitangus sulphuratus)

Família: Tyrannidae
Espécie: Pitangus sulphuratus
Comprimento: 20,5 a 23,5 cm.

Características: conhecido também como bem-te-vi-de-coroa e bem-te-vi-verdadeiro, mede 20,5 a 23,5 cm. Provavelmente o pássaro mais popular de nosso País. Com plumagem de coloração parda no dorso e amarelada no ventre, sobrancelha branca muito visível na grande cabeça, possui uma listra no alto da coroa varia de amarelo-claro a laranja-vivo.

Habitat: é comum em uma série de ambientes abertos, como cidades, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens e praias de rios.

Ocorrência: em todo o Brasil e também desde o sul dos Estados Unidos a toda a América do Sul.

Hábitos: é migratório em algumas regiões. É bastante agressivo e barulhento, pousando geralmente à pouca altura em galhos ou outros locais isolados. Seu nome popular é onomatopaico, pois ele emite um chamado curioso, no qual parece pronunciado com clareza: "Bem-te-vi. O ninho do Bem-te-vi fica em lugar visível e é feito de todos os tipos de plantas, frequentemente com capim. Este pássaro defende seu ninho vigorosamente e, ele será agressivo com outros pássaros mesmo que não tenha nenhum ninho. É comum ver um Bem-te-vi perseguindo um pássaro que ele, sobretudo corujas e rapineiros, que afugenta para longe. Entretanto, um colibri poderia perseguir um Bem-te-vi e colocá-lo para fora.

Alimentação: predominantemente de insetos e frutos, incluindo até mesmo peixes. Come todo o tipo de comida, devora centenas de insetos diariamente mas também fruta e flores de um jardim, ovos de outros passarinhos, minhocas, outros bichos (até cobras).

Reprodução: faz ninho grande e esférico, de gramíneas, com entrada lateral, porém já foram encontrados ninhos em formato de xícara aberta. Põe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas marrom-avermelhadas.
O Bem-Te-Vi é, provavelmente, o pássaro mais popular de nosso País, está presente em todo o Brasil e também desde o sul dos Estados Unidos a toda a América do Sul. É migratório em algumas regiões, tendo sido capturado em Santa Catarina um indivíduo marcado com anel numerado em uma cidade argentina localizada 1300 km a sudoeste. É comum em uma série de ambientes abertos, como cidades, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens e praias de rios. Alimenta-se de grande variedade de ítens, predominantemente de insetos e frutos, incluindo até mesmo peixes. É bastante agressivo e barulhento, pousando geralmente à pouca altura em galhos ou outros locais isolados. Faz ninho grande e esférico, de gramíneas, com entrada lateral; porém, já foram encontrados ninhos em formato de xícara aberta. Põe de 2 a 4 ovos de cor creme com poucas marcas marrom-avermelhadas. Conhecido também como bem-te-vi-de-coroa e bem-te-vi-verdadeiro.

Bem-Te-Vi-Peitica (Legatus leucophaius)

Família: Tyrannidae
Espécie: Empidonomus varius
Comprimento: 18,5 cm.

O Bem-Te-Vi-Peitica (Legatus leucophaius)  está presente em todo o Brasil e nos demais países da América do Sul, principalmente nas regiões ao sul do continente. Durante o inverno migra para as regiões mais ao norte, chegando neste período à Amazônia brasileira e à Venezuela, Colômbia, Equador Peru e, esporadicamente, também aos Estados Unidos e Canadá. Comum em bordas de florestas, cerrados, capoeiras, florestas de galeria, clareiras e campos com árvores esparsas, à altura da copa. Parecida com o bem-te-vi-pirata, a peitica é, porém, maior e possui o hábito de pousar em locais mais baixos e expostos, o que a torna mais fácil de observar. Vive solitária e captura insetos na folhagem e no ar, eventualmente alimentando-se de frutos pequenos. Conhecida também como apenas peitica.

Bem-Te-Vi-Pirata (Legatus leucophaius)

Família: Tyrannidae
Espécie: Legatus leucophaius
Comprimento: 14,5 cm.
    O Bem-Te-Vi-Pirata (Legatus leucophaius)  está presente em quase todo o Brasil, com exceção de parte das regiões Centro-oeste e Nordeste. Encontrado também do México ao Panamá e nos demais países da América do Sul, excluindo-se o Chile e o Uruguai. Varia de incomum a comum em clareiras com árvores esparsas, bordas de florestas úmidas e capoeiras. Vive normalmente solitário e pousado à altura da copa. Passaria facilmente desapercebido não fosse seu canto marcante, repetido insistentemente. Os adultos alimentam-se quase que exclusivamente de frutos, ao contrário dos demais membros da família Tyrannidae, que comem principalmente insetos. Aproveita ninhos de várias outras aves para se reproduzir, espantando os adultos e jogando para fora os ovos dos construtores do ninho. A maioria das colônias de japiim e de japus, por exemplo, têm pelo menos 1 ninho ocupado por bem-te-vis-pirata. Põe de 2 a 3 ovos marrom-acinzentados com manchas marrom-escuras. Conhecido também como bem-te-vi-pequeno.

    Bem-Te-Vi-Vizinho-Assobiador (Myiozetetes cayanensis)

    Família: Tyrannidae
    Espécie: Myiozetetes cayanensis
    Comprimento: 17 cm.

    O Bem-Te-Vi-Vizinho-Assobiador (Myiozetetes cayanensis) está presente ao norte do Amazonas, do Amapá ao Rio Negro e do Pará, Maranhão e Piauí até o Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Encontrado também no Panamá e demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Comum em clareiras, áreas semi-abertas e bordas de florestas, frequentemente próximo à água. É migratório. Vive aos pares ou em pequenos grupos familiares. Alimenta-se de insetos, em voos curtos ou na folhagem, juntando-se também em árvores ou arbustos para comer frutos. Faz ninho esférico, de gramíneas secas, com entrada lateral, fixado à ponta de galhos. Conhecido também como bem-te-vi-de-asa-ferrugínea.

    Bem-Te-Vi-Gameleiro (Megarhynchus pitangua)

    Família: Tyrannidae
    Espécie: Megarhynchus pitangua
    Comprimento: 23 cm.

    O Bem-Te-Vi-Gameleiro (Megarhynchus pitangua) está presente em todo o Brasil e também do México ao norte da Argentina (na divisa com Paraguai e Uruguai). Não é encontrado, porém, no Chile. É comum na copa de árvores em áreas de vegetação semi-aberta, bordas de florestas e capoeiras, florestas de várzea e margens de rios e lagos. É migratório. Embora extremamente semelhante ao bem-te-vi, diferindo principalmente pelo bico bem mais largo, é menos numeroso e mais relacionado à vegetação arbórea. Vive solitário ou aos pares. Alimenta-se de grande variedade de insetos e outros invertebrados, não dispensando, porém, frutos e pequenos vertebrados. Faz ninho em formato de xícara aberta e rasa, localizado entre 6 e 30 m de altura. Põe de 2 a 3 ovos esbranquiçados com manchas marrons e lilás. Conhecido também como neinei, bem-te-vi-de-bico-chato, bem-te-vi-gameleiro (Minas Gerais) e bem-te-vi-pato (Espírito Santo).

    Bem-Te-Vi-do-Brejo (Philohydor lictor)

    Família: Tyrannidae
    Espécie: Philohydor lictor
    Comprimento: 17 cm.

    O Bem-Te-Vi-do-Brejo (Philohydor lictor) está presente em grande parte do Brasil, em duas regiões separadas: 1) em toda a Amazônia (até o Maranhão) e no Piauí, e em direção sul até o Mato Grosso e Goiás; 2) acompanhando a costa, do Pernambuco ao Rio de Janeiro. Encontrado também no Panamá e nos demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É comum em áreas arbustivas nas margens de poças, rios e de lagos. Vive aos pares ou em pequenos grupos familiares. Faz ninho em formato de xícara aberta, em troncos ou arbustos baixos, sobre a água. Põe 2 ou 3 ovos branco-amarelados pontilhados de violeta. Conhecido também como bem-te-vi-do-brejo.


    Capitão-do-Mato-Pequeno
    Capitão-do-Mato-Pequeno

    Pica-Pau-Amarelo
    Pica-Pau-Amarelo

    Capitão-de-Bigode-Carijó
    Capitão-de-Bigode-Carijó

    Ariramba-Grande-da-Mata-Virgem
    Ariramba-Grande-da-Mata

    Saíra-Sete-Cores-da-Amazônia
    Saíra-Sete-Cores-da-Amazônia

    www.megatimes.com.br
    Postagem Anterior Próxima Postagem