SAÍRA, AVES DA FAMÍLIA EMBERIZIDAE


Saíra, Aves da Família Emberizidae

Saíra-Sete-Cores-da-Amazônia (Tangara chilensis)

Família: Emberizidae
Subfamília: Thraupinae
Espécie: Tangara chilensis
Comprimento: 13,5 cm.

O Pássaro Saíra-Sete-Cores-da-Amazônia (Tangara chilensis) está presente na maior parte da Amazônia brasileira e também em todos os demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É comum em bordas de florestas de terra firme e de várzea, bem como nas capoeiras adjacentes. Vive em grupos de dez ou mais, freqüentemente em associação com outras espécies, na copa das árvores. Alimenta-se de pequenos frutos e, eventualmente, de insetos. Faz ninho em formato de xícara, entre 5 e 20 m de altura. Põe de 2 a 4 ovos branco-esverdeados com muitos pontos marrons e pretos. Conhecido também como saíra-paraíso.

Saíra-Lenço (Tangara cyanocephala)

Família: Emberizidae
Subfamília: Thraupinae
Espécie: Tangara cyanocephala
Comprimento: 13,5 cm.

O Pássaro Saíra-Lenço (Tangara cyanocephala) está presente localmente nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. Encontrada também na Argentina e Paraguai. É localmente comum em bordas de florestas e em florestas localizadas em montanhas. Vive aos pares ou em pequenos grupos, frequentemente associada a bandos mistos. Alimenta-se de frutos e pequenos insetos. As costas do macho são pretas e as da fêmea são estriadas de verde. Conhecida também como saíra-militar, soldadinho, saí-de-bando e saíra-fogo.

Características: mede 13,5 cm de comprimento. Topo da cabeça e garganta azuis-turquesa, Face lateral da cabeça e nuca de coloração alaranjada, peitoral e parte inferior verde-claro. Dorso negros, asas e cauda negras com faixas esverdeadas. Bico e base do bico negros. Ìris negra.

Habitat: floresta primária, podendo ser encontrada desde a baixada litorânea aos pontos elevados das serras.

Ocorrência: do Ceará ao Rio Grande do Sul.

Hábitos: vive em grupos.

Alimentação: pequenos insetos, larvas e frutas.

Reprodução: primavera-verão.

Ameaças: destruição do habitat e caça para o tráfico de animais silvestres.

Saíra-de-Bando ou Cambada-de-chaves (Tangara mexicana)

Família: Emberizidae
Subfamília: Thraupinae
Espécie: Tangara mexicana
Comprimento: 14 cm
Peso: 26 g.

O Pássaro Saíra-de-Bando ou Cambada-de-chaves (Tangara mexicana) está presente em toda a Amazônia brasileira e da Bahia ao Rio de Janeiro. Encontrado também nos demais países amazônicos - Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. É comum em bordas de florestas de terra firme e de várzea, capoeiras, clareiras com árvores esparsas, plantações e jardins. Vive em pequenos grupos de cerca de 6 indivíduos, não sendo comum sua associação a bandos mistos. Alimenta-se de frutas e, eventualmente, de insetos. Faz ninho em formato de xícara pequena e aberta, localizado bastante alto. Põe 3 ovos verde-acinzentados marcados de marrom. Outros adultos podem ajudar os pais a criar os filhotes. Conhecido também como coleiro-de-bando e saíra-de-bando.

Características: mede 14 cm de comprimento e pesa 26 g. Apesar do nome científico, nunca foi encontrada no México. Plumagem do dorso e asas negra com manchas azuis-turquesa. Parte inferior amarela, face lateral da cabeça, garganta e peito azul-turquesa com manchas negras. Bico e base do bico negros. Íris negra.

Habitat: matas, capoeiras e plantações arborizadas.

Ocorrência: Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, e da Bahia ao Rio de Janeiro.

Hábitos: vive sempre em grupos de 5 a 10 no topo da mata.

Alimentação: frugívoro.

Reprodução: primavera-verão.

Ameaças: destruição do habitat e caça para o tráfico de animais silvestres.

Saíra-Diamante (Tangara velia)

Características: mede 13,8 cm de comprimento e pesa 19,5 g. Diferenciam-se dos saís basicamente pelo corpo menos esguio e pelo bico cônico. Não possui moela funcional (responsável pela trituração dos alimentos) e o papo é atrofiado. Parte superios com plumagem negra, fronte e dorso amarelos, assar negras com listras azuis-turquesa, base da cauda e face lateral da cabeça e pescoço azuis-turquesa. Peito com plumagem acinzentada e pequenas manchas negras e parte inferior do corpo de coloração ocre.

Habitat: interior e borda de florestas e em plantações e clareiras com altas árvores.

Ocorrência: alto e baixo Amazonas, nordeste e leste do Brasil até o Rio de janeiro.

Hábitos: vive em pequenos grupos na copa das árvores.

Alimentação: bagas, pequenas frutas, sementes e insetos.

Reprodução: primavera-verão.

Ameaças: destruição do habitat e caça para o tráfico de animais silvestres.

Saíra-Pintor (Tangara fastuosa)

Características: mede 13,5 cm de comprimento. Bico cônico, preto, triangular na base. Cabeça totalmente azul metálico, com colar negro no pescoço. Dorso bastante colorido com manchas azuis, negras, amarelas e vermelhas.

Habitat: remanescentes de Mata Atlântica no Nordeste.

Ocorrência: exclusiva da região Nordeste. Ocorre no litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Alimentação: pequenas frutas e bagas, insetos que recolhem nas folhagens e ramos.

Reprodução: atingem a maturidade sexual aos 12 meses. Reproduzem-se na primavera e verão. O ninho em forma de taça rasa, construído nos galhos de árvores. Postura de 3 ou 4 ovos por vez, com incubação durando em torno de 15 a 17 dias.

Ameaças: as populações da espécie só existem no litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Foram ao longo dos anos muito perseguidas pelos criadores de pássaros. Hoje está em estado crítico e encontra-se ameaçada de extinção, devido principalmente à forte pressão de caça para abastecer o comércio ilegal de aves silvestres e também à rápida degradação de seu habitat.

Saíra-Sete-Cores (Tangara seledon)

Características: mede 13,5 cm de comprimento e pesa 18g. Possui pelagem muito colorida. Cabeça e peito azuis-piscina, faixa preta na parte frontal da garganta, nuca amarelo-alaranjado barriga e cauda esverdeados, cauda com faixas negras. Dorso negro com asas intercalando as cores verde, azul e preta. Base do bico preta.

Habitat: em todos os estratos da floresta atlântica e nas matas baixas do litoral.

Ocorrência: muito comum no sudeste brasileiro, ocorrendo da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul.

Alimentação: frutos de palmeiras e muitas outras espécies típicas da mata Atlântica.

Reprodução: primavera-verão.

Ameaças: destruição do habitat e caça para o tráfico de animais silvestres.

Saíra-Verde (Tangara desmaresti)

Características: mede 13,5 cm de comprimento. Bico e base do bico pretos. Garganta amarela-escura com pequena mancha central-superior negra. Fronte e área ao redor dos olhos azul-turquesa. Dorso, asas e cauda verdes com listras pretas e pequena mancha amarelo-escuro no encontro das asas. Parte inferior verde com listra central amarela.

Habitat: pontos elevados da Serra do Mar, da Mantiqueira, do Caparaó, de Ibitipoca e do Caraça, nas capoeiras e nas matas em regiões montanhosas.

Ocorrência: região Sudeste, do Espírito Santo ao Paraná e Minas Gerais.

Hábitos: vive em grupos de 8 a 10 indivíduos. Foi observado nessas aves o ato de "formigar-se", que consiste em agarrar formigas vivas com o bico e introduzi-las entre as penas, evidentemente para gozar o efeito cáustico do ácido fórmico.

Alimentação: frugívoro.

Reprodução: primavera-verão.

Ameaças: destruição do habitat e caça para o tráfico de animais silvestres.


www.megatimes.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem