Tartarugas | Características e Espécies de Tartarugas

Tartarugas - características e Espécies de Tartarugas

Tartarugas | Características e Espécies de Tartarugas

Os jabutis são terrestres da família Testunidae. Os cágados fazem parte de outras famílias e podem viver em terra e na água, pois possuem patas adaptadas ao meio ambiente. Ainda tem a família Cheloniidae, que inclui as espécies de tartarugas marinhas. Tartaruga é um nome genérico usado para identificar todos esses animais que pertencem aos quelônios.

Todas as tartarugas possuem quatro patas e bico córneo na boca. Sua maioria tem um casco duro, que protege as partes moles do corpo e também serve como camuflagem contra predadores. É dividido em duas partes: superior, chamada carapaça; e a inferior, denominada plastrão. O formato do plastrão ajuda a identificar machos e fêmeas. As tartarugas se alimentam de frutas e folhas, embora algumas também comam carne. A lentidão com que se movem não permitiu que se tornassem predadores de sucesso, ainda que as tartarugas aquáticas consigam capturar pequenos peixes e crustáceos.

Tartaruga Verde  (Chelonia mydas)
Tartaruga Verde  (Chelonia mydas)

Tartaruga Verde  (Chelonia mydas)

A tartaruga-verde, uruanã ou aruanã, (Chelonia mydas) é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae e o único membro do gênero Chelonia. A espécie está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais de todo o mundo, com duas populações distintas no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico. É encontrada em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.

O nome comum da espécie não deriva de qualquer coloração verde externa específica da tartaruga. Seu nome vem da cor esverdeada da sua gordura, que só é encontrada em uma camada entre os seus órgãos internos e sua carapaça.

A tartaruga-verde possui um corpo achatado coberto por uma grande carapaça em forma de lágrima e um grande par de nadadeiras. É de cor clara, exceto sua carapaça que pode ser totalmente marrom quando adulta. Espécimes do leste do Pacífico podem ter a carapaça quase negra. Podem medir até 1,5 m de comprimento e pesar em média 110-190 kg. Sua cabeça é pequena com um único par de escamas pré-orbitais e uma mandíbula serrilhada que facilita a alimentação. Ao contrário de outros membros de sua família, como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-comum, a tartaruga-verde é principalmente herbívora. Os adultos geralmente habitam lagoas rasas, alimentando-se principalmente de diversas espécies de ervas marinhas.

Como outras tartarugas marinhas, as tartarugas-verdes migram longas distâncias entre as áreas de alimentação e as suas praias de nidificação. Algumas nadam mais de 2.600 km para chegar aos seus locais de desova. Tartarugas adultas voltam para a mesma praia em que nasceram para desovar. Muitas ilhas em todo o mundo são conhecidas como Ilha das Tartarugas por causa da nidificação das tartarugas-verdes em suas praias. As tartarugas fêmeas põem ovos em ninhos que escavam durante a noite. Mais tarde, filhotes emergem em direção à água. Acredita-se que a tartaruga-verde esteja sexualmente madura entre 20-50 anos e pode viver até 80 anos na natureza.

Somente os seres humanos e os tubarões maiores se alimentam de tartarugas-verdes adultas. Especificamente, tubarões-tigres (Galeocerdo cuvier) adultos caçam tartarugas-verdes em águas do Havaí. Juvenis e filhotes novos tem vários predadores, incluindo caranguejos, pequenos mamíferos marinhos e aves marinhas. Na Turquia, os ovos são vulneráveis à predação por raposas e chacais-dourados.

A tartaruga-verde está classificada como espécie ameaçada pela IUCN e CITES, e está protegida contra a exploração, na maioria dos países. Além disso, muitos países têm leis e decretos para proteger suas áreas de nidificação. No entanto, as populações de tartarugas ainda estão em perigo por causa de diversas práticas humanas. Em alguns países, as tartarugas e seus ovos são caçados para alimento. Muitas tartarugas morrem presas em redes de pescadores. A destruição do seu habitat devido ao desenvolvimento do setor imobiliário é uma grande fonte de perda de praias de nidificação.

Características: é conhecida como tartaruga verde devido á cor de sua gordura localizada a baixo da sua carapaça. É a mais conhecida das tartarugas marinhas. Possui uma coloração que pode ser escura, amarronzada e tons esverdeados e sua carapaça tem uma forma oval. Os filhotes são marrom escuro ou quase preto. É a maior das tartarugas marinhas de carapaça dura, e pode variar de 71 cm a 150 cm e seu peso varia de 40 Kg , podendo chegar a pesar até 350 Kg.

Habitat: mares.
Tartaruga Verde  (Chelonia mydas)
Tartaruga Verde  (Chelonia mydas)

Ocorrência: todo o litoral brasileiro.

Alimentação: exclusivamente de algas.

Reprodução: usa o litoral para desovar, mas se reproduz principalmente em ilhas oceânicas.

Ameaças: caça e destruição do habitat.

Tartaruga Olivácea (Lepidochelys olivacea)
Tartaruga Olivácea (Lepidochelys olivacea)

Tartaruga Olivácea (Lepidochelys olivacea)

Características: é a tartaruga comum, a menor dentre as tartarugas marinhas e chega a medir 1 m de comprimento. O macho adulto possui 3 cm a mais que a fêmea e pesa 2 kg a menos. Pode pesar até 60 Kg quando adulta. Coloração geral esverdeada e com crescimento, passa a ser cinza. Carapaça quase redonda e os escudos laterais apresentam-se sempre em mais de 5 pares.

Habitat: mares.

Ocorrência: todo o litoral brasileiro.

Alimentação: principalmente de algas que encontra no fundo do mar e perto dos recifes, de peixes, moluscos, crústaceos, principalmente camarões, e plantas aquáticas.

Ameaça: ameaçada de extinção pela caça ilegal e destruição do habitat.

Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata)
Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata)

Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata)

Características: carapaça elíptica com os escudos dorsais imbricados (sobreposição das escamas) sobrepostas como as telhas de um telhado , a cabeça é de tamanho médio, estreita e com o bico pontudo. É a mais coloridas das tartarugas marinhas. Suas escamas da cabeça têm margens creme ou amareladas, o arranjo das cores é diversificado: marrom, preto, vermelho e amarelo ao longo do plastão. O comprimento da carapaça varia de 53 cm a 115 cm quando adultas e podem chegar a pesar 150 Kg . É considerada a tartaruga mais bonita de todas as tartarugas marinhas.

Habitat: mares.

Ocorrência: na forma juvenil ou semi-adulta é encontrada em todo o litoral brasileiro.

Alimentação: peixes, caramujos, esponjas e siris.

Reprodução: para desovar busca principalmente o litoral da Bahia e o de Sergipe.

Ameaças: seu casco era utilizado para a fabricação de adornos como pentes, aros de óculos, bijouterias e talheres. È a mais ameaçadas de extinção pela caça e destruição do habitat.

Tartaruga do Mar (Caretta caretta)
Tartaruga do Mar (Caretta caretta)

Tartaruga do Mar (Caretta caretta)

Características: casco mede aproximadamente 1 m de comprimento podendo pesar até 250 Kg . Cabeça bastante grande em proporção ao restante do corpo, podendo medir até 25 cm , larga, ampla e subtriangular, com dois pares de escamas pré frontais e coloração morrom-avermelhada. Possui grande carapaça em forma de "coração", achatada e alongada com a parte posterior serrilhada. Possui cinco escudos centrais com discreta crista, cinco escudos costais, onze ou doze marginais. Carapaça de cor marrom-avermelhado e plastão (placa óssea localizada na parte de baixo do casco da tartaruga marinha) usualmente muito pálido, amarelado. Patas dianteiras, carnudas, em forma de nadadeiras com duas garras. Mandíbulas poderosas lhe permitem triturar as conchas e carapaças de moluscos e crustáceos. Os filhotes são escuros de cor marrom dorsalmente. Também conhecida como tartaruga cabeçuda.

Habita: mares.

Ocorrência: todo o litoral do Brasil.

Hábitos: essencialmente aquática.

Alimentação: principalmente de algas, mas pode comer pequenos peixes, crustáceos e moluscos.

Reprodução: somente as fêmeas vão às praias para a desova entre os meses de setembro á março, de 2 a 5 vezes por estação, depositando uma média de 110 ovos em cada ocasião. É a que faz maior número de desovas nas praias do continente.

Ameaças: caça e destruição do habitat.

Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea)
Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea)

Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea)

Características: a característica mais marcante da tartaruga de couro é a consistência de sua carapaça. A carapaça não é constituída de placas ósseas, mas sim recoberta por uma pele grossa e coriácea, quilhada e sem escama, tendo a aparência de couro. A sua carapaça é de coloração preta com manchas brancas ou azuladas espalhadas ao longo das quilhas, possui pontos rosados no pescoço, axilas e virilha. A tartaruga-de-couro também se distingue das outras no tamanho. É a maior tartaruga marinha do mundo e também a mais forte. Podem atingir 2 m de comprimento. Chegam a pesar até 600 kg . Tem grandes nadadeiras frontais, que lhe permitem nadar longas distâncias. Bico com dentes serrilhados. Escamas sobre a cabeça (os filhotes são cobertos de escamas). O filhote tem todas as unhas, mas ele as perde quando se torna adulto. Apenas o macho conserva uma unha, grande e recurvada, com a qual ele se agarra às costas da fêmea durante o acasalamento. Usa as patas como nadadeiras, nada velozmente e é uma grande devoradora de peixes, moluscos e algas marinhas.

Habitat: águas tropicais. Está mais adaptada às águas frias devido à sua derme grossa e oleosa. Como resultado, é a mais amplamente distribuída; há registros em altas latitudes onde as temperaturas da água oscilam entre 10º C e 20º C.

Ocorrência: no Brasil aparecem no litoral do norte ao sudeste até o estado de São Paulo.

Hábitos: hábitos pelágicos (coluna d´água localizada no oceano aberto, após a quebra da plataforma continental. Um animal pelágico é aquele que vive, ou passa a maior parte de seu tempo, neste ambiente) e se aproximam da costa somente durante a temporada de reprodução. Também conseguem descer a grandes profundidades e estão bem adaptadas aos mergulhos profundos.

Alimentação: carnívora, se alimentando basicamente de águas-vivas e de sua fauna acompanhante.

Reprodução: o acasalamento ocorre enquanto as tartarugas nadam. Desova na areia da praia de 4 a 6 vezes por temporada, com 61 a 126 ovos por ninho. Normalmente mais da metade do ninho consiste de ovos pequenos e sem gema (não férteis). A incubação varia de 50 a 78 dias e a temperatura "ótima" é por volta de 29º C.

Predadores naturais: ovos e embriões são comidos por caranguejos, porcos e lagartos. Já os filhotes são predados por mamíferos, aves, peixes e lulas. Juvenis e adultos são atacados por tubarões e baleias Orcas.

Ameaças: em perigo de extinção pela caça e destruição do habitat. Por causa do hábito alimentar, frequentemente confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e correm o risco de morrerem por indigestão. Adultos são capturados em redes flutuantes para pesca pelágica e por linhas longas (Long-Lines) usadas para pesca de atum. Não há pesca comercial para esta tartaruga, mas em alguns lugares sua carne é usada como isca na pesca de tubarões.

Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa)
Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa)

Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa)

Nome vulgar: Tartaruga-do-amazonas
Classe: Reptilia
Ordem: Chelonia
Família: Pelomedusidae
Nome científico: Podocnemis expansa
Nome inglês: Arrau turtle
Distribuição: Norte do Brasil, Guianas, Venezuela e Colômbia
Habitat: Baías dos grandes rios
Hábito: Diurno
Comportamento: Grupo
Longevidade: Acima de 100 anos
Época reprodutiva: Outubro a março
Reprodução: Incubação: 250 dias
Alimentação na natureza: Vegetais e peixes
Alimentação em cativeiro: Vegetais, peixes, carne moída e ração
Causas da extinção: Seus ovos e filhotes são utilizados como alimento pelos moradores da Região Amazônica.

Este réptil é um quelônio de água-doce, que habita o rio Amazonas e seus afluentes. Além de Tartaruga-do-amazonas, é conhecida também como Tartaruga Verdadeira.

O casco da Tartaruga-do-amazonas tem forma oval, sendo que os ossos são cobertos por um escudo córneo. Na carapaça, observamos um colorido preto, marfim ou alaranjado, com manchas escuras regulares. Possui patas curtas e potentes, sendo a anterior com cinco unhas e a posterior com quatro unhas. A cabeça é achatada e pequena e nela localizam-se os olhos, as narinas (na parte superior do focinho) e a boca.

Seu tamanho na fase adulta é de 80 cm de comprimento e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg. Sua média de vida é acima de 100 anos.

Os inimigos naturais da Tartaruga-do-amazonas, quando filhotes, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.

A época de reprodução desses répteis vai de setembro a dezembro, quando a tartaruga enterra uma média de 60 a 100 ovos em um buraco de 44 a 56 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Dentro de 45 a 60 dias depois nascem as tartaruguinhas, que imediatamente correm para o rio. O local da postura é chamado de tabuleiro.

Os filhotes alimentam-se de pequenos peixes e plantas aquáticas. O alimento preferido das tartarugas adultas são as frutas, que variam conforme os meses do ano, devido à época de amadurecimento.

Apesar do nome, a "Tartaruga-do-amazonas" é, na verdade, um cágado, já que a tartaruga é um termo empregado aos quelônios marinhos.

A Tartaruga-do-amazonas é utilizada como fonte de alimento e de óleo (para abastecer lampiões e lamparinas), matéria-prima para cosméticos, sua carapaça como bacia e sua pele é boa para fazer tamborins e tabaco. Ela correu risco de extinção na década de 70, ao ser construída a Transamazônica.

Características: é a maior tartaruga fluvial do mundo, podendo atingir 1,0 m de comprimento de carapaça e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg . O casco com forma oval, sendo que os ossos são cobertos por um escudo córneo. Na carapaça, observamos um colorido preto, marfim ou alaranjado, com manchas escuras regulares. Possui patas curtas e potentes, sendo a anterior com cinco unhas e a posterior com quatro unhas. A cabeça é achatada e pequena e nela localizam-se os olhos, as narinas (na parte superior do focinho) e a boca. Sua média de vida é acima de 100 anos.

Habitat: rios e lagoas.
Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa)
Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa)

Ocorrência: Amazônia, no norte do Brasil, Guianas, Venezuela e Colômbia.

Hábitos: essencialmente aquáticos e diurnos. Vivem em grupos.

Alimentação: vegetais aquáticos, caramujos, frutos e peixes. Os filhotes alimentam-se de pequenos peixes e plantas aquáticas.


Reprodução: é poca de reprodução de outubro a março, quando a tartaruga enterra uma média de 60 a 100 ovos em um buraco de 44 a 56 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Dentro de 45 a 60 dias depois nascem as tartaruguinhas, que imediatamente correm para o rio. O local da postura é chamado de tabuleiro.

Predadores naturais: quando filhotes, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.

Ameaças: comércio de carne e destruição de ecossistema aquático. Seus ovos e filhotes são utilizados como alimento pelos moradores da Região Amazônica.

Tracajá (Podocnemis unifilis)
Tracajá (Podocnemis unifilis)

Tracajá (Podocnemis unifilis)

Características: atinge 8 Kg de peso.

Habitat: rios e lagoas.

Ocorrência: em toda a Bacia Amazônica e do Rio Orinoco, na Venezuela.

Hábitos: aquáticos.

Alimentação: vegetais aquáticos e caramujos.

Reprodução: coloca cerca de 20 ovos por postura.

Ameaças: ameaçado de extinção pela caça, pois faz parte do hábito alimentar de habitantes da Amazônia e destruição do habitat.

Tigre d'Água (Trachemys dorbignyi)

Tigre d'Água (Trachemys dorbignyi)
Tigre d'Água (Trachemys dorbignyi)
Características: quelônio que atinge 40 cm de casco, com coloração rajada de verde, preto e amarelo.

Habitat: pântanos, banhados, lagos, riachos e rios.

Ocorrência: sul do Brasil, Argentina e Paraguai.

Hábitos: diurnos, aquáticos.

Alimentação: peixes, insetos e algumas plantas aquáticas.

Reprodução: desova entre 1 e 18 ovos por postura, que eclodem após 60 a 120 dias de incubação.

Ameaças: caça para o tráfico de animais silvestres e destruição do habitat.

Mata-Matá (Chelys fimbriatus)

Mata-Matá (Chelys fimbriatus)
Mata-Matá (Chelys fimbriatus)
Características: carapaça marrom ou preta com até 45 cm de comprimento. A couraça é reduzida, estreita, sem articulações, encurtada na frente e profundamente chanfrada atrás, possuindo 3 quilhas longitudinais, com uma coloração marrom escura ou clara. O plastrão é um pouco mais claro e mais colorido, com placas escuras e linhas claras nas separações das placas. Cabeça bastante distinta, triangular, grande, extremamente achatada. Possui numerosas abas de pele. Tem dois barbilhos no queixo e dois adicionais barbilhos filamentosos na mandíbula. O focinho é longo e tubiforme. A mandíbula superior não é nem curva nem chanfrada. Cabeça, pescoço, rabo, e membros são marrons acinzentados nos adultos. O pescoço é bastante longo, mais longo que a vértebra dentro da carapaça, e é franjado com pequenas abas de pele ao longo dos dois lados. Suas patas são extremamente fortes e largas e cada pata dianteira tem cinco garras com membranas natatórias. Machos têm couraças côncavas, rabos compridos e longos. Recém-nascidos são mais coloridos que os adultos, com cores rosas e vermelhas na cara e no casco. A carapaça, cabeça triangular e membros lhe proporcionam ótima camuflagem, dando-lhe uma aparência similar a folhas e pedras. Possuí diversas franjas na cabeça muito similares a vermes, essas franjas foram responsáveis pela origem de seu nome científico Chelus fimbriatus, que em latim significa tartaruga franjada ou ornamentada. Os olhos são pequenos e muito sensíveis, proporcionado uma visão bem fraca. Podem viver aproximadamente 35 anos. De difícil distinção sexual, nos machos pode-se observar um plastrão um pouco mais convexo, as fêmeas são um pouco maiores e a base da cauda dos machos é um pouco mais larga.


Habitat: rios lentos, lagos calmos, pântanos e brejos com bastante vegetação e fundo lodoso. Prefere águas rasas onde ela possa alcançar a superfície para respirar.

Ocorrência: norte da Bolívia, leste do Peru, Equador, leste da Colômbia, Venezuela, nas Guianas, e no norte e centro do Brasil.

Hábitos: semi-aquática, pode segurar a respiração por muito tempo, ficando imóvel no fundo. Prefere rastejar no fundo que nadar, e provavelmente não se expõe à luz do sol . Não são boas nadadoras.

Alimentação: carnívora, se alimentando de invertebrados aquáticos e peixes. Possuí um sistema de caça sofisticado, além de uma fantástica camuflagem. Uma predadora que espera na espreita, ela se enterra parcialmente no fundo ficando imóvel e quando um peixe se aproxima atraído pelos seus apêndices que a ajudam a se misturar na vegetação. Possuem tímpanos em ambos os lados da cabeça que detectam vibrações na água e localizam precisamente suas presas. Com a presa localizada, impulsiona sua cabeça para fora e abre sua enorme boca o máximo que puder, criando uma pressão que suga a presa para dentro da boca rapidamente. Aí, fecha sua boca, a água é expelida lentamente, e a presa é engolida por inteiro. A presa precisa ser de um tamanho adequado para a tartaruga, pois não consegue mastigar muito bem devido à forma de sua boca. Na falta de alimentos de origem animal, podem se alimentar de plantas aquáticas.

Reprodução: a reprodução não é de difícil ocorrência. Os machos se mostram para as fêmeas estendendo seus membros, baforando a cabeça em direção à fêmea com a boca semi-aberta, e movendo suas abas laterais da cabeça. A desova ocorre de outubro a dezembro e é composta normalmente de 10 a 28 ovos frágeis e esféricos, com aproximadamente 3,5 centímetros de diâmetro. Os ovos são enterrados de uma só vez nas beiras de rios e lagos. A temperatura de incubação situa-se entre 25 e 29 ºC e o período de incubação é de 180 a 205 dias. As tartaruguinhas nascem com cerca de 4 a 5 centímetros de comprimento e possuem coloração amarelada ou alaranjada. Atingem a maturidade sexual aos 5 anos de idade aproximadamente.

Ameaças: é muito procurada por criadores amadores e por zoológicos, por causa de sua aparência e pelas exigências modestas para ser mantida em cativeiro, tornando-a uma espécie muito caçada e comercializada ilegalmente.
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem