PARNA DA SERRA DA CAPIVARA NO ESTADO - PIAUÍ

Parque Nacional da Serra da Capivara no Estado do Piauí

Localização do Parque Nacional da Serra da Capivara
Coordenadas: 8º 26' 50" e 8º 54' 23" de latitude sul e 42º 19' 47" e 42º 45' 51" de longitude oeste.

Superfície do Parque Nacional da Serra da Capivara
97.933 hectares.

Bioma do Parque Nacional da Serra da Capivara
Caatinga

Acesso ao Parque Nacional da Serra da Capivara

O acesso mais rápido e fácil é feito pela cidade de Petrolina, distante a 300 km. A cidade de São Raimundo Nonato tem campo para pouso de pequenos aviões.

O Parque Nacional da Serra da Capivara está situado a sudeste do Estado do Piauí nos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João da Costa, onde guarda a maior concentração de sítios arqueológicos da América. A maior partes deles tem pinturas e gravuras rupestres.

São mais de 400 sítios arqueológicos com acesso à visitação, nos quais se encontram vestígios antiquíssimos da presença do homem, entre 50 a 60 mil anos atrás. São verdadeiros tesouros, com pinturas rupestres, ossos, cerâmicas e restos de fogueiras que estão provocando uma revisão da história do homem no continente americano.

Flora do Parque Nacional da Serra da Capivara

A unidade possui como vegetação característica a Caatinga, conjunto de formações vegetais características da zona semi-árida do Nordeste, apresentando numerosa diversidade herbácea e arbustiva.

É o único parque situado inteiramente dentro do ecossistema de caatinga, com espécies diversificadas como o angico, o umbuzeiro, o juazeiro, alguns cipós, cactos como o mandacaru (Cereus jamacarau), o facheiro, o xique-xique (Cephalocereus gounellei) e bromélias.

Fauna do Parque Nacional da Serra da Capivara

No Parque os refúgios da fauna são representados pelos enclaves de mata semidecídua dos Boqueirões. Os mamíferos do Parque são aqueles caracterizados pela fauna do cerrado, apresentando endemismo do mocó (Kerodon rupestris), e uma grande diversidade de macacos, morcegos, tatus e veados. As aves são representadas por 208 espécies. As espécies mais expressivas da fauna são: onça pintada, tatu-bola, tamanduá-bandeira, jacú, paca, mocó, zabelê e codorniz.

A região conta em média com 208 espécies de aves, entre elas a arara, urubu-rei, águia-chilena, socó, jacú, biguá, andorinhas, azulão, pica-pau. Também tem uma grande abundância de répteis, entre serpentes, lagartos e camaleões. O parque ainda conta com a grande diversidade de mamíferos, como cotias, mocós, veados, quatro espécies de tatu ( tatu-bola, tatu-peba, tatu-verdadeiro, tatu-china), sagui, macaco-prego, guariba, onça, gatos selvagens, porco do mato, entre outros.

Objetivos Específicos da Unidade

Proteção do ambiente ( área semi-áridas, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas), preservação de sítios arqueológicos e o ecoturismo.

Área da Unidade

92.228,00 (hectares)

Aspectos Culturais e Históricos 

A criação do Parque esta associada a preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais atualmente conhecidos no país. Após estudos feitos por especialistas da Missão Franco-Brasileira ressaltando a relevância da área, vários segmentos da sociedade colaboraram para a criação do mesmo (comunidade e instituições).

Aspectos Culturais e Históricos

A região como um todo apresenta aspectos arqueológicos bastante significativos e teve em outras épocas a presença de povos indígenas que foram dizimados pelos colonizadores espanhóis e portugueses. O parque foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em função do acervo arqueológico ali encontrado, cerca de 460 sítios já foram cadastrados. No sítio do Boqueirão da Pedra Furada, foram feitas as mais antigas datações que atestam a presença do homem no continente Americano: 48 mil anos atrás.

Clima do Parque Nacional da Serra da Capivara

O clima do Parque é característico do sudeste do Piauí, com temperatura média anual de 28° C, sendo junho o mês mais frio. As noites na Serra são frias (10° C). O período das chuvas é entre outubro e novembro. A precipitação média anual fica em torno de 689 mm. O clima é de zona tropical, quente semi-árido, com seis meses secos. Os meses secos vão de maio a outubro e os de chuva de novembro a abril.

Relevo

Situa-se na bacia do Alto Rio Piauí, no contato com a bacia Maranhão-Piauí e a depressão periférica do médio São Francisco, estendendo-se por três conjuntos geomorfológicos: Planaltos de arenitos, Zona Cuestra e Vasto sedimento.

Benefícios da Unidade para o Entorno e Região

O benefício mais evidente é resguardar para a humanidade o patrimônio cultural brasileiro.

Usos Conflitantes que Afetam a Unidade e seu Entorno

No parque há famílias residentes que praticam atividades agrícolas, criam animais de forma extensiva, extraem mel, e, no período da estiagem, caçam com frequência para complementar o regime alimentar. As queimadas realizadas no entorno para atender finalidades diversas contribuem na pertubação do ecossistema como um todo.

São Raimundo Nonato, município a sudoeste do Estado do Piauí, abriga parte do parque e seria apenas mais um município esquecido e castigado pela aridez e o calor da caatinga, ao invés disto, a cidade recebeu melhorias e hoje já faz parte do circuito turístico internacional, recebendo turistas de várias partes do planeta, especialistas em arqueologia ou somente amantes de belas paisagens naturais. Os números do turismo no parque e seus arredores poderiam estar muito melhores se o governo cumprisse uma antiga promessa, a construção de um aeroporto internacional no município. Na verdade, se o parque dependesse de recursos do governo estaria numa situação complicada, como acontece em outras unidades do Brasil. Por aqui, parcerias e apoios privados de instituições nacionais e internacionais trazem recursos que contribuem para o bom funcionamento das atividades ligadas à arqueologia e a trabalhos sociais. Andando pelas trilhas do parque que estão abertas a visitação, os turistas vão se impressionar com a infraestrutura de primeiro mundo, comparável a parques internacionais, com sinalização, passarelas, iluminação, centro de visitantes e todo aparato necessário para conhecer bem o lugar.

www.megatimes.com.br 
#klimanaturali
Postagem Anterior Próxima Postagem