Aves e Pássaros da Família Zosteropidae

CASTANHEIRO-DE-OLHO-BRANCO-DE-SEYCHELLES, AVE DA FAMÍLIA ZOSTEROPIDAECastanheiro-de-Olho-Branco-de-Seychelles e o Pássaro Lord Howe Silvestre, Aves da Família Zosteropidae

Castanheiro-de-Olho-Branco-de-Seychelles (Zosterops mayottensis semiflava)

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Zosteropidae
Gênero: Zosterops
Espécie: Z. mayottensis
Subespécie: Z. mayottensis semiflava
Nome trinomial: Zosterops mayottensis semiflava
(E. Newton, 1867) Synonyms


O Castanheiro-de-olho-branco-de-Seychelles (Zosterops mayottensis semiflava) é uma subespécie extinta dos Castanheiros de olhos brancos (mayottensis Zosterops), que habitam as ilhas de Mayotte e Comores. No primeiro debate científico por Edward Newton em 1867 foi considerada como espécie endêmica da família dos Zosterops semiflava na ilha de Seychelles. Ele tinha o tamanho médio de 10 cm, o comprimento da asa foi 5,8-6,3 cm, o comprimento da cauda era de 3,8 cm e o comprimento do culmen 1,1-1,2 cm. Tinha a cor amarelo-esverdeado com flancos castanhos e um notável olho-anel branco. Na testa uma linha acima dos olhos eram amarelos. O topo da cabeça e as costas tinha a cor azeite amarelo. As asas e a cauda eram negras com pates amarelo pálido. Nada se sabe sobre sua ecologia. Sabe-se com certeza que viviam na pequena ilhota granítica de Marianne Island (0.962 metros quadrados), nas Ilhas Seychelles cerca de 6 km a leste de La Digue. Os relatórios são de Praslin. Prtesume-se que o Castanheiro viveu nas ilhas de La Digue, Ilha Mahé Silhouette, porém sem confirmação científica. Devido à destruição do habitat para a ocupação agrícola, foi extinto entre 1870 e 1900 (de acordo com a IUCN a data exata foi 1888). Uma expedição em 1940, liderada pelo zoólogo irlandês Lesley Desmond Foster Vesey-Fitzgerald na procura de sinais do Z. mayottensis semiflava não deu resultados. Existe um exemplar fossilizado no Museu de História Natural, em Londres. (Seychelles Chestnut-sided White-eye).

Lord Howe Silvestre (Zosterops lateralis tephropleurus) Pássaro Lord Howe Silvestre (Zosterops lateralis tephropleurus)

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Zosteropidae
Gênero: Zosterops
Espécie: Z. lateralis
Subspecies: Z. l. tephropleurus
Nome trinomial: Zosterops lateralis tephropleurus

Gould, 1855
Sinônimos
  • Zosterops tephropleura
  • Zosterops tephropleurus
O Lord Howe Silvereye (Zosterops lateralis tephropleurus), também conhecido como Lord Howe dos olhos brancos, Lord Howe Island dos olhos brancos, ou localmente, como o "Little Grinnell", é um pequeno pássaro da família Zosteropidae. É uma subespécie do Silvereye na ilha de Lord Howe, que está localizada no mar da Tasmânia, e parte de Nova Gales do Sul, na Austrália.

Descrição
O Lord Howe Silvereye às vezes é considerado como uma espécie plena. Ela difere da subespécie nominal por ser uma ave mais robusta, com os pés e garras grandes, mais longo e mais pesado, com a cor verde-oliva nos flancos, na parte traseira e superior das costas e com a cor amarelo-canário na cauda.

Distribuição e habitat
O Lord Howe Silvereye vive na Ilha de Lord Howe, onde é amplamente distribuído (cerca de 5.000 aves)através da floresta subtropical nativa, bem como ao redor de casas e jardins.

Reprodução
A ave constrói um pequeno ninho em forma copo com de fibra de palmeira, capim e teias de aranha, em que coloca cerca de 2 a 4 ovos pequenos na primavera e no verão.

Alimentação
O Zosterops lateralis tephropleurus se alimenta de insetos que vivie nas folhas e flores, bem como se alimeta de pequenas sementes, néctar e frutos, especialmente goiaba e restos de comida que encontra nos jardins das casas.

Conservação
A população do Zosterops lateralis tephropleurus está estimada em cerca de 5.000 aves. É considerada uma espécie vulnerável por causa do tamanho limitado da população e da área de sua distribuição.


Bibliografia
  • http://en.wikipedia.org
  • Greenway, James C. (1967): Extinct and Vanishing Birds of the World
  • Luther, Dieter (2005): Die ausgestorbenen Vögel der Welt
  • www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem