TALHA-MAR, AVE DA FAMÍLIA RYNCHOPIDAE

TALHA-MAR, AVE DA FAMÍLIA RYNCHOPIDAETalha-Mar, Ave da Família Rynchopidae

Talha-Mar (Rynchops niger)
Família: Rynchopidae

Características: ave aquática com bico longo, com maxilar inferior muito mais comprido do que o superior, com cor negra e base laranja. Asas muito grandes, cauda curta e curvada. Pernas curtas e pés palmados. Dedos vermelho-alaranjados. Plumagem de cor negra, exceto na fronte e no lado inferior que são brancos, bem como as orlas das penas das asas. Mede 46 cm de comprimento.

Habitat: praias e ilhas de grandes rios e costas marinhas.

Ocorrência: Colômbia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru, Chile, Argentina e Brasil, na porção Amazônica, inclusive o extremo do Mato Grosso.

Talha-Mar (Rynchops niger) Hábitos: é gregário, vivendo em grandes grupos. São diurnos com tendência a serem crepusculares e noturnos. Passam o dia nas praias. Pescam mais ao crepúsculo e à noite. Voa paralelamente à superfície, mantendo o bico aberto, como que "arando", cortando a água com a mandíbula inferior para conseguir alimentação. Quando pousados em bancos de areia e outros pontos, todos trazem as cabeças para a mesma direção.

Alimentação: plâncton, peixes miúdos e camarões.

Reprodução: nidificam em buracos escavados na areia e a fêmea coloca 2 ovov de coloração que varia do amarelado-sujo ao verde-claro-sujo, com muitas manchas marrons, medindo 45 x 36 mm em seus eixos. São incubados pelo casal durante 4 a 5 semanas e os filhotes nidícolas são cuidados pelos pais.

Ameaças: destruição do habitat e poluição.

Fonte: www.megatimes.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem