PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA MOMOTIDAE

Udu-de-Coroa-Azul, Udu-de-Bico-Largo e Juruva-Verde, Pássaros da Família MomotidaeUdu-de-Coroa-Azul, Udu-de-Bico-Largo e Juruva-Verde, Pássaros da Família Momotidae

Udu-de-Coroa-Azul (Momotus momota)

Família: Momotidae
Espécie: Momotus momota
Comprimento: 44 cm.
Presente na Amazônia brasileira, nas regiões Nordeste e Centro-oeste do País, e ainda no oeste de São Paulo. Encontrado também do México à Argentina. Comum em bordas de florestas altas, florestas de galeria, capoeiras arbóreas e florestas abertas. Não é visto facilmente, porém ouvido com freqüência. Vive em pares, com pouca associação entre os indivíduos, no estrato baixo ou médio da vegetação. Se perturbado, balança a cauda de um lado a outro. Permanece pousado imóvel por algum período, voando repentinamente até a folhagem, galhos ou o chão para apanhar presas. Segue formigas-de-correição eventualmente. Faz ninho em buracos escavados em barrancos, os quais pode utilizar também para descansar. Põe 3 ovos. Conhecido também como uritutu (Mato Grosso), jeruva e udu-coroado.

Udu-de-Bico-LargoUdu-de-Bico-Largo (Electron platyrhynchum)

Família: Momotidae
Espécie: Electron platyrhynchum
Comprimento: 37 cm.
Presente localmente na Amazônia brasileira (rios Juruá, Purus, Madeira e Tocantins) e no norte do Mato Grosso. Encontrado também de Honduras ao Equador, Colômbia e Bolívia. Habita florestas altas e capoeiras arbóreas. Vive solitário ou aos pares, geralmente nos estratos inferior e médio. Pousa quieto em galhos horizontais sem folhas, onde permanece balançando lentamente a cauda em movimentos laterais. Voa repentinamente para apanhar suas presas. Faz ninho em buracos com até 1 m de profundidade, em barrancos de rios. Põe 3 ovos.

Juruva-Verde (Baryphthengus ruficapillus) Juruva-Verde (Baryphthengus ruficapillus)

Família: Momotidae

Características: plumagem verde-azeitonada, com cabeça castanha, peito com pequena mancha preta e cauda longa que termina coma ponta azul. Mede 43 cm de comprimento.

Habitat: floresta atlântica.

Ocorrência: da Bahia ao Rio Grande do Sul e leste de Minas Gerais.

Hábitos: emitem som grave que causa admiração pelo volume em comparação com o tamanho da ave, que ressoa forte pela mata sendo uma das vozes mais características de nossas florestas.

Alimentação: insetos e frutas.

Reprodução: nidifica em barrancos. Postura de 3 a 5 ovos incubados pelo casal por 21 dias.

Ameaças: destruição do habitat.



Postagem Anterior Próxima Postagem