TUCANO - PRINCIPAIS ESPÉCIES DE TUCANOS DO BRASIL

Tucano TocoTucano Toco, Tucano-de-Bico-Amarelo ou Tucanuçu (Ramphastos toco)

Família: Ramphastidae
Espécie: Ramphastos toco
Comprimento: 56 cm
Peso: 540 g.
É o maior dos tucanos e a única espécie da família que habita áreas abertas. Presente em quase todo o Brasil - ocorrendo na Amazônia apenas localmente, nas regiões não florestadas. Encontrado também nas Guianas e da Bolívia ao Paraguai e Argentina. Comum em florestas de galeria, cerrados e campos com árvores esparsas. Faz ninho em buritis ocos, pondo de 2 a 4 ovos pequenos e brancos. Conhecido também como tucano-boi (Rio Grande do Sul), tucano-toco e tucano-pacova.

Tucano-de-Bico-AmareloO tucano-toco, conhecido também como Tucano-de-Bico-Amarelo e Tucanuaçu, é o maior e provavelmente a espécie mais conhecida da família dos tucanos.

O tucano-toco tem uma plumagem impressionante, com um corpo principalmente preto e garganta branca, a plumagem embaixo da cauda é avermelhada. O que parece ser uma íris azul é na verdade, uma fina pele azul ao redor dos olhos. Essa pele azul está rodeada por outro anel de pele laranja. A característica mais notável, no entanto, é o seu enorme bico, que é amarelo-alaranjado, com uma base preta e uma grande mancha na ponta. Parece pesado, mas como em outros tucanos, é relativamente leve em grande parte porque o interior é oco. A língua é quase tão longa quanto o bico e muito plana. Com um comprimento total de 55-65 cm, incluindo o bico que mede quase 20 cm, e um peso de 500-860 g, é a maior espécie de tucano e o maior representante da ordem Piciformes. Os machos são maiores do que fêmeas.

Ele ocorre na Argentina, Bolívia, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. Ao contrário dos outros membros do gênero Ramphastos, o tucano-toco é uma espécie essencialmente não-florestal. Pode ser encontrado em uma grande variedade de habitats semi-abertos, tais como regiões arborizadas, cerrado e outros habitats abertos com árvores dispersas, plantações, bordas de florestas, e até mesmo jardins arborizados. É uma espécie principalmente de planícies, mas ocorre até 1.750 m de altitude, perto dos Andes da Bolívia.

O tucano-toco é uma espécie onívora e sua dieta consiste de frutas, insetos, rãs, pequenos répteis, filhotes e ovos de outras aves.

Geralmente são vistos em pares ou em pequenos grupos. Sua reprodução ocorre no final da primavera. A fêmea coloca de 2 a 4 ovos em um ninho feito em buracos no tronco de árvores altas. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem após cerca de 16-20 dias. Os filhotes quando nascem, têm uma aparência desproporcional: o bico é grande e o corpo pequeno. Os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento.

O tucano-toco ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população na natureza, colocando em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

TucanuçuCaracterísticas: também conhecido como tucanoçu ou tucano-toco é a maior espécie de tucano. É grande, robusto, asas curtas e arredondadas. Plumagem é completamente negra, com a garganta, bochechas e penas superiores da cauda brancas, crisso vermelho e uropígio branco. Região oftálmica com pele amarela e parte em volta dos olhos azul-violeta-brilhante. Íris castanha. Atinge até 66 cm de comprimento com o bico. Seu enorme bico, com 19 cm de comprimento, de cores brilhantes (amarelo com a ponta preta) parece pesado, entretanto é formado por uma estrutura óssea não maciça e aerada que lembra um favo de mel. Isso torna o bico mais leve e portanto, não dificulta o vôo. Apesar de não ser maciço, o bico é bastante resistente. Este bico é a mais notável característica dos tucanos, útil para apanhar frutos em locais difíceis, descascá-los, intimidar outros animais, perfurar madeira, sondar a lama e impressionar as fêmeas. O bico também é utilizado para jogar frutos um nos outros, durante o ritual de acasalamento. Pernas e pés de coloração azul, fortes, dotados de unhas grandes, aguçadas, muito fortes e cortantes. As garras são outra característica do animal. A garra é constituída por dois dedos dianteiros e dois traseiros o que lhe confere boa sustentação nos galhos. Pesa em torno de 540 g. Não possui dimorfismo sexual. Podem viver até 15 anos.

Habitat: Pantanal, cerrado e Amazônia nas bordas de matas e florestas de terra firme de quase todo o Brasil.

Ocorrência: desde as Guianas, passando pelo Brasil, indo até a Bolívia, Paraguai e Argentina. No Brasil ocorre na região Amazônica, litoral do Amapá, região Central do país e região Sul.

Hábitos: vive em casai e também é gregário, formando bandos de vários indivíduos. É um importante dispersor de sementes das árvores da floresta, pois engole os frutos, digere a parte comestível e depois expele o caroço à alguma distância da árvore mãe. É bom voador e muito bom saltador. Seu vôo é lento. É também planador.

Alimentação: onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outros pássaros e, principalmente, frutas. Seu hábito alimentar é diurno. Predador voraz de ovos de outras espécies.

Reprodução: ocorre no final da primavera. O ninho é instalado em um oco de árvore, aproveitando buracos já existentes, a uma altura de até 20 m, normalmente entre 6 a 7 m do solo. A fêmea bota de 2 a 4 ovos de coloração branca, medindo 43 x 32 mm em seus eixos e pesando de 20 a 25 g cada um. Durante o período de reprodução, o casal alimenta-se mutuamente trazendo comida e regurgitando. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. Quando nascem, sua aparência é desproporcional. Seu bico é grande e o corpo, pequeno, os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento.

Ameaças: ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte. Além da caça e do tráfico de animais, outra ameaça é a destruição do habitat.

Tucano-Grande-de-Papo-Branco (Tucano-Grande-de-Papo-Branco (Ramphastos tucanus)

Família: Ramphastidae
Espécie: Ramphastos tucanus
Comprimento: 55 cm
Peso: 600 g.
Presente em toda a Região Amazônica e também das Guianas e Venezuela à Bolívia. Comum na copa de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras altas. Vive em pequenos grupos e geralmente permanece mais alto do que os outros tucanos. Alimenta-se de frutos, insetos e pequenos vertebrados, como lagartos e cobras, além de ovos e filhotes de outras aves. Seu canto é um dos mais ouvidos da Floresta Amazônica. Faz ninho em buracos de árvores, à alturas va-riáveis. Conhecido também como tucano-cantador, tucano-assobiador, tucano-de-peito-branco, pia-pouco, cachorro e quirina.

Tucano-de-Bico-Verde Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus)

Família: Ramphastidae
Espécie: Ramphastos dicolorus
Comprimento: 48 cm.
Presente do Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás ao Rio Grande do Sul. Encontrado também no Paraguai e Argentina. Habita a copa de florestas altas, principalmente em áreas montanhosas da Mata Atlântica, em seu interior e nas bordas. Era comum ao longo de toda sua área de ocorrência, tendo entretanto se tornado raro em muitas regiões devido à destruição de seu hábitat natural. Alimenta-se de frutos de palmitos, bem como de ovos e filhotes de outras aves. Vive em grupos pequenos, de cerca de 6 indivíduos. Faz ninho em buracos de árvores, pondo de 2 a 4 ovos.

Tucano-de-Bico-Verde Características: é a espécie mais comum do Brasil meridional. Mede 45 cm. Plumagem negra com peito superior amarelo, região ventral vermelho-ferrugíneo, face amarela com região oftálmica circundada por pele vermelha. Íris verde. Bico verde com base preta.

Habitat: áreas florestadas, desde o litoral até as zonas montanhosas.

Ocorrência: América do Sul.

Hábitos: é gregário e arborícola. São grandes dispersores de sementes. Excelente saltador e voador. Vôo lento.

Alimentação: Onívoro (frutos, animais vivos, como pássaros e ratos, sementes, insetos, aranhas e ovos de outras aves).

Reprodução: faz ninho em um oco de árvore onde a fêmea deposita de 2 a 4 ovos que eclodem após 18 dias de incubação. Os filhotes são alimentados pelos pais até que possam sair sozinhos do ninho.

Ameaças: destruição do habitat, caça e tráfico de animais silvestres.

Tucano-de-Bico-PretoTucano-de-Bico-Preto (Ramphastos vitellinus)

Família: Ramphastidae
Espécie: Ramphastos vitellinus
Comprimento: 46 cm.
Presente desde a Amazônia até Santa Catarina, e em direção oeste até Goiás e Mato Grosso. No Nordeste é restrito aos estados de Pernambuco e Alagoas. Encontrado também nas Guianas, Venezuela e Bolívia. Comum na copa de florestas úmidas, tanto em seu interior quanto nas bordas, e em capoeiras altas. Vive em bandos de tamanhos variáveis, porém nunca muito grandes. Além de frutos, alimenta-se também de insetos (inclusive cupins, no cupinzeiro e em revoada), aranhas e ovos e filhotes de outras aves. Como os demais tucanos, vários indivíduos dormem juntos. Faz ninho em cavidades de árvores, a cerca de 10 m do chão. Põe de 2 a 4 ovos e o período de incubação é de 18 dias. A fêmea incuba os ovos sozinha, sendo alimentada pelo macho durante o período. Conhecido também como tucano-de-peito-amarelo, tucano-pacova, tucano-pequeno-de-papo-branco e canjo (Mato Grosso).

Tucano-de-Bico-Preto
Características: mede cerca de 46 cm e sua plumagem é totalmente negra, com a garganta amarelo-alaranjada, peito vermelho e crisso vermelho. Asas curtas e arredondadas e cauda e bico longos. Pernas e pés fortes, azulados, providos de unhas em garras fortes. A pele ao redor dos olhos é vermelha e o bico é quase que inteiramente negro, leve e cortante, possuindo a base amarela. Possui algum dimorfismo sexual, sendo machos adultos mais pesados e possuindo o bico mais longo.

Habitat: florestas úmidas, virgens e secundárias, tanto no interior quanto nas bordas, e em capoeiras altas.

Ocorrência: oeste -setentrional da América do Sul cisandina desde as Guianas, passando pela Venezuela e Bolívia, até a margem esquerda do baixo Amazonas em direção ao oeste de Goiás e Mato Grosso, ocorrendo também em Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina.

Hábitos: é gregário e arborícola. Vive em bandos de tamanhos variáveis, porém nunca muito grandes. Gostam de dormir sempre juntos e com o bico escondido entre as asas, cobrindo a cabeça com a cauda. São grandes dispersores de sementes. Excelente saltador e voador. Vôo lento mantendo sempre o pescoço esticado.

Alimentação: principalmente de frutos. Apanham também animais vivos, como pássaros e ratos. Sementes, insetos, aranhas, ovos e filhotes de outras aves.

Reprodução: faz ninho em um oco de árvore onde a fêmea deposita de 2 a 4 ovos brancos, medindo 38 x 28 mm em seus eixos. A fêmea se encarrega da incubação que dura em torno de 18 dias. Neste período é alimentada pelo macho. Os filhotes nascem sem penas e permanecem no ninho por 40 a 50 dias. São alimentados pelos pais até que possam sair sozinhos do ninho.

Ameaças: perda de habitat necessário para que a espécie se mantenha, caça predatória e o tráfico de animais.
Tucano-de-Cinta

Tucano-de-Cinta (Pteroglossus aracari)

Família: Ramphastidae
Espécie: Pteroglossus aracari
Comprimento: 43 cm.
Presente em toda a Amazônia brasileira, Nordeste, Leste e Sul do País, até Santa Catarina. Encontrado também nas Guianas e Venezuela. Habita a copa de florestas altas de terra firme, várzeas e igapós, tanto no interior como nas bordas. Antigamente era comum na faixa costeira (Rio de Janeiro, etc.), porém hoje está extinto na maioria destes locais. Permanece comum na Amazônia. Vive normalmente em grupos com cerca de 10 indivíduos ou mais, voando em fila indiana através de clareiras na floresta. Faz ninho em ocos de árvores, à média altura (7 m). Alimenta-se principalmente de frutos. Conhecido também como camisa-de-meia, culico (Minas Gerais), araçari-de-bico-branco, araçari-da-mata e araçari-minhoca (Rio de Janeiro).

Tucano Araçari-BananaTucano Araçari-Banana (Baillonius bailloni)

Família: Ramphastidae
Espécie: Baillonius bailloni
Comprimento: 35 cm.
Presente em Pernambuco e do Espírito Santo e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Argentina e no leste do Paraguai. Habita a copa de florestas altas em regiões montanhosas. Vive em bandos pequenos, geralmente em torno de seis ou sete indivíduos. Como as demais espécies da família, alimenta-se de frutos (sobretudo palmito) e insetos, além de ovos e filhotes de outras aves. Faz ninho em cavidades de árvores, pondo de 2 a 4 ovos brancos.

Tucano Araçari-BananaCaracterísticas: menores que os tucanos e com plumagem do dorso bruno-azeitona, com rabadilha vermelha e o lado anterior amarelo-ouro. O bico tem ponta verde, a parte alta azulada e uma mancha sangue na parte superior.

Habitat: florestas.

Ocorrência: sul e sudeste do Brasil.

Alimentação: frutos e sementes.

Ameaças: destruição do habitat, caça e tráfico de animais.

Tucano Araçari-PocaTucano Araçari-Poca (Selenidera maculirostris)

Família: Ramphastidae
Espécie: Selenidera maculirostris
Comprimento: 33 cm.
Presente da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Argentina. Habita a copa de florestas úmidas, em seu interior e nas bordas. A exemplo das demais espécies da família, alimenta-se principalmente de frutos, como os da embaúba e coquinhos de palmeiras, entre outros. Cospe os caroços, sendo importante agente na distribuição de sementes pelas florestas, ajudando na recuperação de áreas alteradas. Faz ninho em cavidades de árvores, pondo de 2 a 4 ovos brancos. A incubação dura 16 dias e é feita tanto pelo macho quanto pela fêmea. Como os demais araçaris, vários indivíduos costumam dormir juntos em um mesmo buraco de árvore. O macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea. Conhecido também como araçari-tirador-de-leite (Minas Gerais) e saripoca-de-bico-riscado.

Tucano Araçari-MulatoTucano Araçari-Mulato (Pteroglossus beauharnaesii)

Família: Ramphastidae
Espécie: Pteroglossus beauharnaesii
Comprimento: 42 cm.

É considerado, por alguns especialistas, o mais bonito representante da família dos tucanos e araçaris. Presente na Amazônia brasileira ao sul dos rios Solimões e Madeira (Amazonas) e nos altos cursos dos rios Tapajós e Xingu (Mato Grosso). Encontrado também na Bolívia, Peru e Colômbia, na fronteira com o Brasil. É localmente comum na copa de florestas altas de terra firme, tanto no interior como nas bordas, bem como em florestas de galeria. Vive aos pares ou em grupos, apresentando comportamento semelhante ao do araçari-de-bico-branco.

Tucano Araçari-miudinho de Bico RiscadoTucano Araçari-miudinho de Bico Riscado (Pteroglossus inscriptus)

Família: Ramphastidae
Espécie: Pteroglossus inscriptus
Comprimento: 33 cm.
Presente principalmente no Brasil, na maior parte da Amazônia e nos estados de Pernambuco e Alagoas. Encontrado também na Bolívia e Colômbia. Comum na copa de florestas altas de terra firme, tanto em seu interior quanto nas bordas, várzeas, florestas de galeria, capoeiras e clareiras. Vive de modo semelhante ao araçari-de-bico-branco. O macho apresenta a cabeça, pescoço e garganta preto-brilhantes, os quais são castanhos na fêmea. Conhecido também como araçari-letrado e araçari-mirim-de-bico-riscado.
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem